Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CORAL ARCELORMITTAL NA QUARTA CLÁSSICA!


A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência de um maestro convidado, Guilherme Mannis, realiza uma nova apresentação da série Quarta Clássica nesta quarta-feira (07), às 20 horas, no Teatro Marista, em Vila Velha. A entrada é franca.


O concerto conta também com as participações do Coral ArcelorMittal Tubarão, dirigido pelo maestro Adolfo Alves, com preparação vocal de Alice Nascimento e em torno de cinqüenta integrantes. O grupo é um dos mais tradicionais do estado, completa 25 anos de sucesso no ano que vem.


O solista Dilson Florêncio formou-se em saxofone na UNB, é mestre pelo Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris e foi o primeiro e único sul americano a obter nesta mesma escola o 1° Prêmio de Saxofone. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais.


O regente convidado Guilherme Mannis, natural de São Paulo, é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua como diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006.


Programa


O "Te Deum" é uma obra sacra para coro e orquestra do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809), será apresentado com participação do Coral ArcelorMittal Tubarão. Diferente de missas e outras obras sacras do compositor o Te Deum não possuiu seções instrumentais solísticas, é como um concerto para coral e orquestra.


Na sequência, serão apresentadas duas obras que privilegiam o talento do solista instrumental da noite: o "Concerto para saxofone e orquestra", do compositor sueco Larsson e a "Fantasia para sax soprano e orquestra", do brasileiro Heitor Villa-Lobos, escrita em 1948.


Encerrando o programa, será apresentada a "Suíte Pulcinella", originada de um ballet composto por Igor Stravinsky em 1920, a partir de um personagem da Commedia Dell’arte do século XVIII. A obra é considerada a primeira peça da fase neo-clássica do compositor russo, sobre ela Stravinsky teria dito: “foi minha descoberta do passado, uma epifania através da qual todo meu trabalho posterior se tornou possível.”


Resumo do Concerto:

Quarta Clássica - com o regente Guilherme Mannis, Coral ArcelorMittal e o solista Dilson Florêncio.

Dia: quarta-feira (07)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Marista, Rua Antônio Ataíde, 879 - Vila Velha

Os ingressos podem ser retirados no Colégio Marista, de acordo com o seguinte cronograma:

1º lote: até o dia 06, das 08 às 18 horas

2º lote: no dia 07, a partir das 19 horas

Telefone: 4009-4200.

Nenhum comentário: