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sábado, 9 de abril de 2016

E NÃO É QUE TEM GOLPE?

Fazia um tempo que a conta de meu celular andava encarecendo, fiquei encafifado e aborrecido, afinal, os tempos andam financeiramente bicudos. Inicialmente numa onda de inércia e preocupações da vida não dei muita atenção para o fato, talvez porque estamos numa espécie de revivial perverso dos anos 1990: tudo subindo de preço, lojas do Shopping fechando e amigos debandando pras gringas.

Comecei a desconfiar que tinha “truta” (sarava Didi Mocó!) porque um dia recebi um SMS dizendo que a assinatura de-sei-lá-o-quê tinha sido renovada. Ora carambolas, eu não havia assinado nada. Que diabo seria aquilo, um capeta renovado? Mas corre daqui, pega de lá, não lembrei de ligar pra operadora pra reclamar. Enquanto isso o tempo foi passando e a conta, diferente da pipa do vovô, tá que sobe.

Foi só no início deste mês que lembrei de conferir a fatura do celular e descobri lá embaixo um negócio assim: Serviços de Terceiros Telefônica Data (Ex. SMS e Loja de Serviços Vivo). Só esses eram trinta e sete paus e uns centavos. Fui reclamar e descobri o seguinte: a Vivo tem um “serviço” chamado “mensagem de interatividade” que, sem você pedir, começa a encher seu telefone de bobagem: dicas de beleza, resultado de futebol e até sexo sei-lá-do-quê.

Como faço na minha caixa de entrada do email, eu via que tinha chegado uma mensagem com título idiota (Spam) e nem lia, imediatamente apagava. Afinal, o perigo do vírus existe também para no universo dos smartphones. Acontece que – foi o que logo descobri – todo mundo que não reclamou e cancelou o tal do “serviço” teve uma cobrança embutida que, no meu caso, andou passando batida. Simples e inacreditavelmente assim.

Fiquei tão surpreso e desnorteado que balbuciei para a moça que me atendeu como se falasse aos companheiros do governo: eu não acredito que vocês podem ser tão desonestos assim! Ela manteve a tranquilidade e me perguntou: o senhor não se lembra de ter pedido esse serviço? Respondi escalafobético: Eu tenho absoluta certeza de que nunca pedi para receber SMS nenhum! Daí explicou como o golpe funciona:

O cliente vê que chegou uma mensagem no telefone dizendo Vivo Beleza, por exemplo, então deleta e não pensa mais no assunto. Porém, no corpo daquela mensagem tinha uma pergunta do tipo “você quer continuar recebendo esse SMS? Se não, mande um SMS cancelando”. Como eu não mandei, aliás, nem havia lido, começaram a me cobrar “pelo serviço”. Cara: é o equivalente a você pagar por toda porcaria que recebe na caixa de entrada do seu email! Já pensou?

E sabe qual é a maior raiva que dá, além da sensação horrível de ser feito de babaca? É o tempo que a gente perde do trabalho e da vida pra se livrar dessas jogadas de gente esperta que insiste em lesar o nosso bolso! Liga e espera, espera e depois espera mais um bocadinho... Lembrei até do meu amigo Marcos Dessaune, advogado defensor do consumidor que sacou essa onda do chamado desvio produtivo.

Depois que eu chamei todo mundo de “bunito”, a moça cancelou os serviços que eu não tinha contratado e que ainda nem sei quanto paguei por eles nos meses passados, mas vou descobrir. Peguei o número do protocolo de atendimento para entrar em contato com a Anatel a fim de denunciar essa “pequena malandragem” perpetrada por quem? Uma empresa enorme que está aí liderando (sei lá) o mercado e, pelo que eu entendi depois do que me aconteceu, dando golpe no país inteiro.  

Será que aqui no Brasil quanto mais você reza, mais ladrão aparece? Há suspeitas!

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