Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

CORAL ARCELORMITTAL PARTICIPA DO STABAT MATER


Algumas datas importantes neste ano de 2011 marcam vinte e cinco anos da trajetória musical do Coral ArcelorMittal Tubarão, o início dos ensaios, a primeira apresentação, são marcos históricos que precisam ser comemorados. Foi no dia 05 de março de 1986 que o grupo se reuniu pela primeira vez para ensaiar em espaço cedido pela então Escola de Música do Espírito Santo e no dia 11 de junho do mesmo ano realizava sua primeira apresentação em um evento interno de sua patrocinadora.

O Coral ArcelorMittal Tubarão surgiu naquela onda gerencial chamada de “qualidade total”, que era novidade nos anos oitenta. Começou com o milagre econômico japonês que saiu de uma nação arrasada no pós-guerra para ser uma das maiores economias do mundo.  No sistema de qualidade total palavras como integração do grupo e competitividade começaram a ser casadas e uma das formas de se buscar “harmonia” em um grupo de pessoas é fazer com que “interajam”, se conheçam melhor, derrubem as barreiras do estranhamento. Essa socialização, dentro de grandes empresas, tornou-se um desafio...

... Até que muitas delas descobriram que a solução era: cantar!

 
Hoje a noite – dia 19 de abril de 2011, 19:30, ou após a missa – a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo – OFES vai apresentar na Catedral metropolitana o Stabat Mater, uma obra sacra do compositor italiano Gioachino Rossini (1792-1868). Autor de 39 óperas - entre elas O Barbeiro de Sevilha e La Cenerentola ou Cinderela – Rossini era admirado até por Beethoven e deixou uma obra vasta que incluiu obras sacras, música de câmara e peças para diversos instrumentos. Sua capacidade de compor melodias inesquecíveis lhe valeria o apelido de “Mozart Italiano”.

O Stabat Mater de Rossini é uma obra para Orquestra Sinfônica, Coro e Solistas. Participam desta representação a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, regida pelo maestro – agora convidado – Modesto Flávio, o Coral ArcelorMittal Tubarão – regente Adolfo Alves, o Coro da Faculdade de Música do Espírito Santo – regente Sanny Souza e terá como solistas as sopranos Natércia Lopes e Meire Norma, o tenor Giovanni Tristacci e o barítono Alessandro Santana.

Rossini levou dez anos para completar seu Stabat Mater (composto entre 1831 e 1841) que teria grande sucesso em sua estréia em 1842 no Teatro Italiano em Paris. O Stabat Mater é um hino à Maria do século XXIII e fala do sofrimento da virgem durante a crucificação de Jesus. Foi musicado por diversos compositores ao longo da história, Dvorak, Scarlati, Palestrina, Schubert, são apenas alguns destes. A apresentação faz parte da temporada de concertos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e dá um início muito musical a essa semana de Páscoa e de meditação pela paz no mundo.

NÃO PERCA
OFES apresenta o Stabat Mater de Rossini
Dia: 19/04/2011
Horário: 19:30, após a celebração do dia.
Local Catedral Metropolitana de Vitória
Cidade Alta Centro
ENTRADA FRANCA

Um comentário:

Anônimo disse...

Mande os meu parabens ao Coral
e particularmente para o maestro Adolfo e Alice

Grande abraço

Puebla