Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2008

CINQUENTA ANOS DE REGÊNCIA DO MAESTRO ADOLFO ALVES


Fundador e regente do CORAL ARCELORMITTAL, entre muitos outros, o maestro Adolfo Alves estará comemorando no próximo domingo (10 de agosto), cinqüenta anos de trabalho com grupos de canto coral. Para celebrar a data o Coral da ArcelorMittal sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes numa apresentação de gala que contará ainda com a participação do Duo de Piano formado por Bruno Gousset e Suzana Alves.
Adolfo Alves é Bacharel em Música (Canto) pela Escola de Música do Espírito Santo. Estudou regência coral e orquestral, contraponto e harmonia em cursos de extensão universitária (UFMG) e outros de curta duração. Criou e regeu vários coros do Espírito Santo, dentre os quais se destacam o “Coral Gloria”, de Colatina-(1968), Coral da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - (1975), “Coral CST”, da Companhia Siderúrgica de Tubarão - (1986) e do Coro de Tradições Italianas “Joaquim Lovatti” de Cariacica-Vitória-ES.
Como cantor se apresentou em recitais e concertos inclusive como solista da “Missa da Coroação”, de Mozart, do “Te Deum”, de Bruckner e na opereta “A Viúva Alegre” de F. Lehar. Autor de vários arranjos de música popular e folclórica para coro, bem como de pequenas composições e música para teatro. Regeu como convidado, por duas vezes, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e foi regente da Orquestra de Câmara da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Foi também professor de História da Música e Dicção na Faculdade de Musica do Espírito Santo.
A Primeira parte do concerto será realizada pelo Duo formado pelos pianistas Bruno Gousset e Suzana Alves (ele mestre e ela mestranda em musicologia pela Sorbone) que apresentarão algumas peças do repertório de concerto em versões originais para piano a quatro mãos, como a sonata em D de Mozart K. 381, A Suíte Peer Gynt do compositor finlandês Grieg - uma das peças mais populares do repertório erudito - e a obra Ma Mère l'Oye de Ravel, inspirada em contos de fada de Charles Perrault e da condessa d'Aulnoy.
Na segunda parte do concerto se apresentará o Coral da ArcelorMittal Tubarão sob direção de sua regente auxiliar Alice Nascimento. Fundado em 5 de março de 1986, o grupo foi criado como uma proposta de integração entre funcionários e familiares da então Companhia Siderúrgica do Tubarão – CST. Ao longo destes 22 anos de história o grupo ganhou notoriedade, abrindo também a participação aos membros da comunidade atingida diretamente pela patrocinadora, seus arredores e bairros onde residem seus funcionários. Em sua apresentação serão cantadas músicas de Smetana e Schubert, um Negro Spiritual e dois arranjos de músicas populares brasileiras e do folclore capixaba.
O Concerto em comemoração aos cinqüenta anos de regência do maestro Adolfo Alves é promovido pelo Coral da ArcelorMital Tubarão e conta com a colaboração de familiares e amigos do maestro. O Concerto tem entrada franca e começa às 18 horas deste domingo.

FICHA TÉCNICA:
Concerto em Comemoração aos 50 anos de Regência do Maestro Adolfo Alves
Local: Teatro Carlos Gomes
Dia: 10 de agosto 2008
Horário: 18h
Regência: Alice Nascimento
Participação Especial: Duo de Piano - Bruno Gousset e Suzana Alves
ENTRADA FRANCA

Vamos participar galera? Se puderem ir estaremos juntos. Um grande abraço. Juca Magalhães

Nenhum comentário: