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terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O VELHINHO SEMPRE VEM?

Maldita televisão, maldito Drácula! Rodo os canais a esmo tecendo comentários sarcásticos e fazendo troça de tudo o que aparece. Tem um cara com chafarizes nas axilas, dá vontade de pedir para ele esperar um pouquinho e jogar umas moedas, quem sabe não dá sorte. E eu que já não simpatizava com aquela marca de desodorante...

Mas falando nisso, o natal está chegando, olha só que bacana. Os telejornais logo voltam suas baterias para os consumidores e as expectativas dos comerciantes. Vejo entrevista com uma mocinha dizendo que o natal é uma época boa pro comércio, porque as pessoas se sentem "compelidas" a consumir. Ou seja: ela gosta porque não tem escapatória pra ninguém. E eu que detesto um eufemismo...

Muita gente se endivida no natal, conseguem exatamente o contrário do que desejaram inicialmente. Não pode haver tranqüilidade familiar sem o devido equilíbrio financeiro, em pouco tempo estarão todos se descabelando por conta de bobagens quebradiças e efêmeras sujeitas a modismos ultra passageiros. Faz tempo que penso em escrever sobre isso.

Lembro bem da época em que todo mundo saía de noite pra encher a cara, entre outras coisas - aliás, o veio Gagá dizia que isso é que era bom - e dirigia de volta pra casa impunemente, bem, quase todos voltavam, mas nem cinto de segurança era obrigado usar. Na televisão passava direto propaganda de cigarro, tinha uma muito palha do Camel, com um cara de roupa de safári ou os maiores sucessos de Arena Rock com as esportivas propagandas do cigarro Hollywood, o sucesso.

Tudo isso mudou não é? Salvo em festinhas de embalo - baladas? - hoje quando vemos uma pessoa fumando é como se ela estivesse sofrendo algum mal, soltando fumaça como um motor prestes a bater biela. Imagino que vai chegar o dia em que o apelo escandaloso pelo consumo puro e simples também será visto como algo prejudicial à saúde da sociedade.

Sim, porque tem muita propaganda informativa legal, as do Jadir Primo, por exemplo, eu acho inofensivas, mas tem gente que apela. Morro de rir, pra não chorar, quando vejo, por exemplo, carro anunciado por "apenas" sessenta e tantos mil reais! Num país como o Brasil, com toda essa desigualdade social, é preciso ter muita cara de pau pra fazer uma afirmação dessas num canal aberto de tv.

Somos "compelidos" a consumir o ano inteiro, poucos têm como escapar do dia dos pais, das mães, dos namorados, das crianças, fora que as pessoas comemoram todo ano seus próprios aniversários e datas especiais! Mas o que me incomoda mesmo é essa chantagem de consumo descarada associada justamente ao nascimento de um cara que transgrediu dessa sociedade autofágica que, por sinal, o engoliu, triturou e transformou suas idéias em coisa muito diferente.

Cante comigo então, bem feliz, felizão, a canção mais hipócrita e perversa desse ideal consumista do repertório natalino: Mas por que é que Papai Noel, não se esquece de ninguém? Seja rico, seja pobre o velinho sempre vem...

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