Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

EU TAMBÉM VOU RECLAMAR

Recebo de meu amigo Railton o repasse de uma mensagem indignada, lotada de afirmações lugar e senso comum, me lembrou aquela carta anônima que andou circulando pela net tempos atrás. Apesar de não ser de sua autoria, o texto guarda algumas semelhanças com o estilo esporrento e histriônico de ser desse amigo meu, um antigo virtuoso do bongô, fundador de diversas bandas baianas de Heavy Black Death Trash Metal... Seguem algumas pérolas do email com os respectivos comentários:

“O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo enquanto um terço da população passa necessidades alimentares e também possui a maior riqueza natural do planeta”.


Gostei desse eufemismo “necessidades alimentares” para falar da FOME! Mas fico aqui pensando: será que isso tudo é fato mesmo? Todo mundo paga pau pra Amazônia - que, aliás, é lá fora considerada patrimônio da humanidade – sem nunca ter passado nem perto de lá. Só pra comparar, a Rússia tem a maior reserva natural de gás do mundo e as maiores reservas de petróleo estão no oriente médio. Ou seja: estamos na pior porque as riquezas naturais deles têm mais valor e nossa floresta – cercada de misteriosos incêndios e queimadas sustentáveis - parece um elefante verde sambando na mão dos gringos e dos silvícolas, que finalmente arrumaram um jeito de dar o troco nessa pátria europonga madrasta que sempre enganou e exterminou sua gente.


“O Brasil tem a maior dívida externa dos países pobres e os Brasileiros são os maiores investidores em cadernetas de poupança... na Suíça.”


A primeira parte dessa afirmação senso comum é antiga como a briga na Palestina e muito pouco questionada. Segundo dados colhidos ao acaso, em 2008 o país mais endividado do mundo foi o Zimbabue, parece que o Brasil estaria bem ranqueado, no mau sentido, entre os emergentes. É preciso então lembrar que apesar da esbórnia pública patropi tem muita coisa pior pelo mundo. Também é bom destacar que os atuais administradores, Lula inclusive, foram eleitos pelo povo e que outros serão escolhidos no ano que vem. Será que toda essa indignação nos trará eleitores mais sábios, ou, mais difícil ainda, uma máquina governamental diferente da que temos?


“Os serviços públicos são uma merda. Os servidores já se aposentaram e não sabem. As empresas públicas estão falidas de tanto desviarem dinheiro. Um país que segue esse modelo capitalista onde a venda da mão-de-obra é a única força de sobrevivência...”


Curioso esse negócio de reclamar indignado sem propor nenhuma solução. É como aquela frase do filme Melhor Impossível: “Cara eu estou me afogando e você está me descrevendo a água”. Meu cunhado Eduardo certa vez cometeu alguma infração no trânsito e logo em seguida foi parado pela polícia. Ninguém gosta de ser multado, e o pior é que o guarda enquanto preenchia a multa ainda ficou pagando a maior geral. Lá pelas tantas rolou o aparte:


- Peralá seu guarda! O senhor já não está me multando, então pra quê o esporro? Escolhe aí uma coisa ou outra, os dois juntos não...


Então: já não vivemos no Brasil? Para de reclamar e vai fazer alguma coisa meu filho! Não está satisfeito entra num buzão e vai pra Argentina. Senão vamos fazer mais o quê? Sentar no chão e chorar que nem criança? Tacar fogo nessa bodega e recomeçar do zero? Montar um exército revolucionário anticorrupção, marchar para Brasília e tomar o poder como Fidel fez em Cuba? Certamente vai ter muito candidato a Che se embrenhando pelas florestas com um exército de jovens sarados dispostos a tudo... Ui!


Com relação a esse negócio de mão de obra do serviço público ser ruim, quero aproveitar para também fazer uma queixazinha (com sotaque baiano), porque eu também sou "apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso" e acho que o atendimento do setor privado não fica muito atrás. As empresas de telefonia atendem mal, os bancos privados te fazem esperar em filas quilométricas, os funcionários do comércio – pelo menos na Grande Vitória – são, de maneira geral, mal orientados e quase nada entendem do que vendem. O mais incrível é que, apesar gritaria por conta da crise, não vejo nenhum deles quebrando (!)


“Um país governado por corruptos, traficantes, safados, picaretas, fs-das-pts!!! E o povo brasileiro não faz nada, se contenta com novelas e big brothers, caras e contigos, futebol e carnaval.”


É também muito antiga essa coisa do Panem Et Circencis, a alegria do povão, ser visto simplesmente como uma forma de alienação e de dominação das massas. Certamente se nos reuníssemos com mais freqüência para debater problemas comuns e buscar soluções, o mundo seria um lugar diferente, mas vivemos tempos cada vez mais individualistas e as pessoas que querem falar sério são vistas com muita desconfiança. Quer saber o que mais? Railtu meu filho pega lá o seu bongô que eu vou mandar um “Éromedo” (Iron Maiden) aqui... Depois de tanta desgraça na vida só faltava agora ficar sem futebol, carnaval e Big Brother! Ignorance is bliss...

Nenhum comentário: