Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CORAL ARCELORMITTAL TUBARÃO É ATRAÇÃO EM CONCERTO DE PÁSCOA

Numa promoção do Instituto Todos os Cantos, o Coral ArcelorMittal Tubarão vai realizar sua primeira grande apresentação do calendário 2013. Um Concerto de Páscoa que acontecerá dia 26 de abril, no Teatro do Sesi, com entrada gratuita. O repertório privilegia, naturalmente, a música sacra mostrando várias facetas da expressão espiritual ao redor do planeta, serão apresentadas peças de Tchaikovsky (Russia), Verdi (Itália), Liszt (Hungria), Camargo Gaurnieri (Brasil), entre outros, e até um “Pai Nosso” composto pelo regente Adolfo Alves.


A apresentação conta ainda com a participação de vários cantores solistas e instrumentistas entre os coristas que integram esse grupo que é um dos mais antigos e tradicionais do Espírito Santo, fundado em 1986. A regência do coro e direção geral deste espetáculo é do maestro Adolfo Alves - que ininterruptamente dirige corais há mais de cinquenta anos - é também conhecedor profundo de música clássica e explica a importância da arte musical na celebração da Páscoa:



O calendário litúrgico cristão tem várias datas em que são celebrados ou relembrados momentos da vida de Cristo ou de seus ensinamentos. Duas dessas datas têm mais evidência em todo o mundo não apenas pelo que se celebra, mas por causa de tradições e costumes paralelos que foram se formando em torno delas: O Natal e a Páscoa. Durante séculos foi criada muita música especial para essas celebrações, de maneira que hoje temos um grande repertório coral de cantos natalinos e pascoais.



Essas ocasiões são também ricas em poemas clássicos que foram usados por grandes compositores em obras que se tornaram célebres. Destaca-se a festa de Corpus Christi, cuja sequentia e outros textos são de autoria de S. Tomas de Aquino, de onde vêm o Pange Lingua, Ave Verum Corpus, Panis Angelicus, Jubilate Deo e outros. Alguns desses textos serão cantados na língua original – geralmente o latim - ou em inglês, português, italiano, etc.



O Coral ArcelorMittal Tubarão mostra, assim, algumas dessas páginas sacras, não exatamente como mensagem religiosa, mas com o intuito de resgatar obras artísticas que já se vão perdendo na bruma do tempo. Mas não podemos desprezar ou esquecer o lado religioso especialmente para contrapor ao momento de violência, falta de solidariedade e materialismo que ora vivemos e que nos trazem tanta insegurança e tristeza. Continuamos a acreditar que a MÚSICA EDUCA PARA A PAZ e assim seguimos A CANTAR EM TODA PARTE COM ALEGRIA, AMOR E ARTE. 



FICHA TÉCNICA


Concerto de Páscoa


Coral ArcelorMittal Tubarão


Dia 26 de abril de 2013. 20 horas.


Local: Teatro do SESI.


Rua Tupinambas, 240. Jardim da Penha.


Informações ITC: 27 3033 9010.


ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: