Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O ESPÍRITO É SANTO E NÃO ESPÍRITO, SANTA...


Recebo texto pela Internet de uma pessoa indignada com uma Lei que periga ser aprovada, tornando crime a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Brasil, semelhante à Lei que já existe (e funciona) contra o preconceito racial. Pelo que entendi do email os mais revoltados com a idéia seriam os pastores evangélicos ante a perspectiva de não mais poder pregar abertamente contra as práticas homossexuais e com a tal mensagem tentavam dar início a um movimento para impedir a aprovação da Lei.


Passado tanto tempo, me pergunto o que um homem como o Jesus, que por aqui muitos demonstram supor conhecer, diria dessa revolta em favor do preconceito de verbo rasgado, gritado em auto-falantes no centro e nas periferias. Será que ele estaria sentado lá no primeiro banco do templo gritando “aleluia”? Ou será que se voltaria para os pregadores, hoje fiéis representantes de sua palavra, e calmamente diria: “Aquele que não tiver pecado em seu coração que atire a primeira pedra.”?


Com tantos desafios sociais nesse mundo de asfalto e cimento que escolhemos viver, nesse calor infernal de carros e xatomóveis engarrafados, será que o amor e as demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo seria um problema tão grave como é a violência física e mental que testemunhamos todos os dias e à qual vivemos submetidos ou o caos insano da saúde pública, constrangendo pessoas doentes e acelerando sua morte e – porque não poderia faltar – a corrupção violenta que se espalhou como um câncer pelos três poderes que governam o Brasil... Nada disso até agora foi capaz de nos indignar.


Certamente é muito mais fácil e cômodo denegrir e apedrejar uma minoria que ainda sofre com a rejeição social, do que exigir a apuração desses crimes covardes de mando e de pistolagem cometidos por aqui a “bangu”, como está retratado no livro Espírito Santo de Rodney Miranda, Carlos Eduardo Lemos e Luiz Eduardo Soares. Eu estava indo para a UFES numa segunda feira de calor infernal, era final da tarde, mas horário de verão que eu detesto. Li a parte em que o pistoleiro descreve seus crimes, a filosofia do assassinato a sangue frio, coisas que gostaria de esquecer. Como pode um homem descer tão baixo?


Meu estômago embrulhou, fiquei me sentindo mal noite adentro, nem sei como consegui dar aquela aula sem ter caído duro pra trás. O livro não é nenhuma obra prima da literatura, mas como informação é realmente contundente. Nesse momento muito se discute o que ali é verdade ou não, quem é que fez o quê, porém só de olhar para aquele retrato já é o suficiente para pedir ao motorista: “Pare o mundo que eu quero descer”. Escancara algumas situações que já se falavam por aí das conexões criminosas entre todos os níveis das principais instituições sociais que todos os dias decidem os rumos de nossas vidas...


Tacar pedra na “bicharada” é moleza, quero ver fazer o que o juiz Alexandre Martins fez. Fosse o amor homossexual praticado por poderosos líderes, como nos tempos romanos ou de Alexandre o Grande, me pergunto se haveriam tantos sujeitos indignados atrás de proibir e criticar a forma que eles escolheram amar. Enquanto isso colocaram “o bode na sala” e o lobo pra tomar conta das ovelhas... É uma vergonha ter que usar da força de uma Lei para resguardar o direito de amar das pessoas! Não deveria bastar o amor incondicional dos cristãos que se estende ao próximo como a ti mesmo? Infelizmente parece que não.

6 comentários:

Demorô... Partiu! disse...

Enquanto política e religião continuarem se misturando em nosso estado, seremos assolados por projetos de lei imbecis e inúteis como esse. Pastores evangélicos usam púlpitos como palanque, ganham votos (e dinheiro) às custas de seu rebanho e tudo o que fazem é enrolar com projetos "baseados na sua doutrina": perseguir os homossexuais, tentar proibir a diversão dos jovens (com a desculpa de combater as drogas). E quando não aparecem na imprensa por esses disparates, é por alguma falcatua. Porque o que eles sabem fazer é falar besteira e roubar! Não sei o que pode ser feito, mas essa raça inútil precisa ficar bem longe da política!! Putz, como esse povo me irrita!!

Juca Magalhães disse...

Sim, dá a impressão de que quanto mais as pessoas sofrem, mais trabalho para eles e que eles se alimentam desse mal para se manter no mercado, o que se for verdade é uma realidade muito triste...

Anônimo disse...

Semana passada numa palestra na Feira da Terra, o palestrante estava falando que as igrejas poderiam ter um tempo para falar sobre como cuidar do nosso planeta.

E eu pensei como é possível a igreja atacar tanto o homo sexualismo e não se preocupar com o meio ambiente.

Os caras só querem receber o dízimo e “preparar” a alma dos fiéis para o além mundo, porra tudo bem que a pessoa pode acreditar num mundo além morte, mas não se preocupar com o que vivemos é muita ignorância

Eduardo Ribeiro

Anônimo disse...

Querido Juca!!!!!

Mais uma vez vc escreve de forma inspiradora. Adorei....

Concordo com tudo que vc escreveu.

Muito sucesso em sua vida, vc merece

Bjos Lu.

Gabriela Galvão disse...

Mas o pior eh q os líderes q são homo preferem camuflar isso, hj em dia.
Um desserviço.
E sabe q eu fico pasma com isso d 'os homo' ñ 'poderem' se beijar abraçar, talecoisa em púbico naturalmente como a gente faz.
Eu sou louca pra q haja um dia em q eles se beijem nas faixas d pedestre d pelo menos a cada meia hora em todo o mundo.
Se choca com isso? Vai pro armário!

Bisous, Juca!

Anônimo disse...

Juca querido,

De fato está no sangue, vocês todos nasceram com o GIFT.
A coreografia, a dança de palavras, o figurino tornam a composição de vocês num lindo e poderoso balé.
A Nanda produz pérolas tbm.

Será que isso contagia???? Se aprende por osmose? Claro que não né! É só uma brincadeira pra denunciar minha admiração e orgulho de vocês.

Seu texto está maravilhoso, só uma pena que muitos prefiram as batidas do Tigrão, os funks e as gritarias descontroladas das reunião evengélicas, tem uma dessas perto de casa e quando passo de carro tenho que colocar o volume no 16 e ainda escuto os "aleluias" deles..... kkkkk
Deixem a bibas em paz!!!!! Só porque elas são felizes e têm muuuuuuuiiito amor pra dar. A felicidade alheia exalta a tristeza e a pobreza de moral e de espirito desses ...... clexckfqwfqazvm;alkqj

Juca, que Deus ilumine seus pensamentos cada vez mais, porque isso é um presente a todos que têm acesso e oportunidade de ler seus textos.

Encaminhei este pra um bando de amigos, várias bis é claro kkkkkk)

Forte abraço e $UCE$$O (afteral, um pouco de cifrão nas nossas vidas é semre bem-vindo)

Wellington