Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

APRENDA A BAIXAR FILMES VOCÊ MESMO: TUTORIAL - PARTE I


Foi depois da resenha que escrevi sobre o filme Dzi Croquettes que germinou a idéia de escrever um tutorial para os amigos que reclamam da falta de acesso a quantidade enorme de filmes produzidos ao redor do mundo e que ficam cada vez mais difíceis de serem vistos, seja em locadoras ou nos cinemas. Você também não vai ficar comprando filme de camelô não é? Então, para começar a baixar filmes, primeiro de tudo: é fundamental ter instalado um programa que baixe torrent, como o uTorrent, e a inscrição no site Legendas TV. O link é o seguinte:

http://legendas.tv/index.php

Existem outros? Sim, mas não são tão bons, nem tão completos. No “Legendas” é exigido que a pessoa se inscreva, como em vários outros, mas não cobra nada e ter feito isso nunca me deu qualquer tipo de aborrecimento ou spams. Hoje até colaboro com o site, já postei lá dez traduções de filmes de música que sei que quase ninguém tem acesso, alguns que só foram lançados lá fora como é o caso de “Io, Don Giovanni”, sobre o libretista de Mozart e O Canto Revolucionário, que conta a linda história de como a cultura serviu de suporte para a independência da Estônia.

Inscrito no LegendasTV é a hora de fazer a busca pelo filme que se quer baixar e para isso existem dois detalhes importantes: saiba a princípio o título original do fillme que você quer,  por exemplo:  que ver a Batalha de Los Angeles, procure "Battle Los Angeles". E, o verdadeiro "pulo do gato" para quem procura filmes: faça sempre a sua busca a partir do "release" da legenda que você encontrou em português.

Também abreviado como "rls", o release (ou lançamento) é um código que casa o arquivo do filme com o da legenda. Por exemplo, eis o release para o filme Eu, Don Giovanni, que eu traduzi:

Io.Don.Giovanni.2009.iTALiAN.AC3.DVDRip.XviD-GBM

Muitas vezes acontece do filme ser dividido em dois arquivos e a legenda ser em um só ou vice versa. Também é muito comum acontecer da legenda e o filme não estarem em sincronia. Durante uma época eu costumava ressincronizar uma coisa à outra, com um programinha muito útil chamado “Time Adjuster” que é gratuito e funciona em oitenta por cento dos casos. Porém, para evitar perda de tempo o ideal é ter o release certo para o arquivo certo e isso, como já dito, você vai encontrar com um bom programa para baixar por “torrent”.

“Torrent é o nome dado a um arquivo pequeno que contém informações de um tracker, um servidor central responsável por gerenciar download upload de arquivos. O torrent contém somente as informações de onde está o arquivo que você quer e te remete ao local certo pra iniciar o download. São encontrados em grandes sites de download como o www.mininova.org, e você precisa de um programa de downloads específico para baixá-los. Recomendo o uTorrent (que é o que eu uso) ou o Azureus.”

Seguindo em frente, no Legendas TV pegue o release do filme que você quer ver, copie e cole no Google e veja o que aparece. Se você der sorte vão aparecer opções dos sites mais badalados:

www.kickasstorrents.com/ www.thepiratebay.org/  www.torrentreactor.net/ www.torrentz.eu/  www.isohunt.com/  ETC...

Muitas vezes acontece de não aparecer o release, seja porque o detentor dos direitos autorais pediu que fosse retirado, ou por outra razão qualquer. Nesse caso faça a busca ao contrário: com o nome do filme em sua língua original e a palavra torrent. Por exemplo, joque assim no Google: Die Ehe der Maria Braun Torrent. E se aparecer algum release vá atrás da legenda para ele. Alguns filmes são mais difícies de achar, alguns não têm legenda em português, por isso de  vez em quando eu traduzo, especialmente na área da música. A última tradução que fiz foi de um Marterclass em Chicago com o maestro Daniel Barenboim sobre sonatas de Beethoven.


Mas vindo as opções, é só mandar abrir uma  e colocar para baixar. o torrent A velocidade de download vai depender de quantos outros usuários estiverem compartilhando o arquivo, informação que é dada no próprio site. Mas no caso de lançamentos e filmes de sucesso, o mais comum é ter muita gente “semeando”. No próximo texto vou explicar como fazer para assistir o filme no seu computador, no DVD, em qualquer lugar...

Nenhum comentário: