Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

APRENDA A GRAVAR FILMES VOCÊ MESMO: TUTORIAL - PARTE II


Baixado o filme e a legenda, preste muita atenção (!): é preciso ter os dois arquivos guardados na mesma pasta com exatamente o mesmo nome. Copie o nome do filme e cole na legenda, se houver uma vírgula diferente entre os dois a legenda não é lida. Importante também é saber que: para os vídeoplayers de seu computador e programas de gravação como o Nero faça a decodificação da legenda é preciso ter instalado um pacote de codecs, o mais famoso, gratuito e mais baixado é o “K-Lite Mega Codec Pack”.

As versões mais modernas do K-Lite vêem já configuradas, mas você pode fazer isso manualmente também. Configurar os códigos é também importante para que as legendas apareçam naquela faixa abaixo do filme e não um pouco dentro dele. Para isso é fundamental ler também o seguinte tutorial:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=189362

A partir desse tutorial você começa a fazer misérias. Eu costumo, por exemplo, colocar as legendas na cor amarela para evitar, o que é muito comum, de se tornar ilegível quando as cenas de branco tomam conta do vídeo. Agora para criar uma legenda inteira para um filme é preciso ter paciência, conhecer bem a língua que se vai traduzir e ter um programinha gerador de legendas como o que eu uso que se chama DiviXLand Midia Subtituler 2.0.7.

E finalmente quando você for gravar seu DVD, para que o K-lite funcione com gravadores como o Nero, é preciso ter uma versão completa deste ou de algum outro gravador de DVD que te permita criar um filme, que é o que acontece quando você adiciona um arquivo de legenda a um de vídeo, não é uma simples gravação qualquer. Geralmente o que as pessoas têm em seus computadores é o Nero em sua versão básica que, como a televisão, nada cria: apenas copia.

Depois de tudo instalado e pronto para funcionar: baixar, gravar e assistir filmes torna-se fácil, rápido e – cuidado, muito cuidado! – altamente viciante.

Os arquivos compartilhados na Internet vêem geralmente em formato “avi”, mas existem alguns outros circulando que eventualmente podem não ser reconhecidos pelos leitores de DVD como Matroska, MP4, etc. Se você não encontrar o filme que quer de outra maneira, nem tudo está perdido. É só converter o formato do vídeo para avi, através de programas gratuitos e leves como o Format Factory 2.60, Any Video Converter ou outros.

Uma última coisa: quando um filme em avi é colocado para gravar, primeiro o programa faz uma transcodificação e esta vai levar - dependendo da velocidade de seu computador e do tamanho do filme - duas, quatro, oito horas. Acontece também do computador ficar muito lento quando inicia o processo e se alguém ficar mexendo pode até influir negativamente na gravação. O ideal, portanto, é colocar um filme para gravar na hora de ir dormir e deixar o computador quieto.

Espero ter ajudado os amigos cinéfilos que hoje encontram-se alijados dos processos informacionais. Na mesma balada, não recomendo a reprodução ilegal e – em hipótese alguma – a venda de material sob direitos autorais. A pirataria é crime. Minha intenção é prover acesso aos bens culturais que nos foram negados ou censurados nos anos da ditadura, do atraso cultural capixaba e também aos que hoje se encontram indisponíveis para consumo em função dos novos tempos e das novas tecnologias.  

Nenhum comentário: