Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

RAPIDINHAS CULTURAIS - URGENTE!


QUAL É A SUA CAPIXABA?

Na semana passada, a pedido de minha amiga Cíntia, respondi a um questionário de antropologia que tinha como tema o que é ser capixaba. Como achei - em minha infinita modéstia: (pausa) NOT! - que as respostas mereciam circular, publiquei na Letra Elektrônica e enviei para minha lista de contatos estimulando que outros respondessem. Obtivemos respostas muito interessantes sobre nosso “capixabismo”, algumas românticas declarações de amor pela doce/delícia Ilha do Mel e até algumas declarações de ódio por “esse lugar atrasado, de gente invejosa e blá, blá, blá”.

A autora do blog Madame D’Eu, Gabriela Galvão, que nasceu em Minas, mas já está aqui faz tempo a ponto de se considerar botocuda, lembrou que ser capixaba é ”achar que o cliente te faz um favor”. Eita! Essa é uma reclamação recorrente entre pessoas que trabalham e confiam nos habitantes locais, vai confiando... Não tem aquele negócio do “vou comprar pra te ajudar”? E eu pensava que isso fosse coisa de um passado distante. Madame D’Eu tem estilo, assim como a Lídia que é carioca e fez questão também de trocar idéia sobre essa terra estranha.                                           

Mas o Leonardo Tristão da Pousada Pedra Azul ficou tão empolgado com a idéia que organizou junto com a pesquisadora uma página onde todos podem deixar lá suas impressões online e opiniões digitais. A página tem um questionário, mas quem acessa pode escrever livremente, contribuindo para o direcionamento do debate, e um dado interessante é que essas contribuições foram sessenta por cento do total, com indicadores muito relevantes sobre o que somos e como enxergamos nossa cultura e o turismo. O link da pesquisa segue abaixo:


GRANDE PROGRAMAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DO PARQUE MOSCOSO

Nem bem publicamos a notícia do livro de Leandro Haddad sobre o Parque Moscoso e a Secretaria de Cultura de Vitória divulgou uma programação cultural para marcar o nonagésimo nono (é isso?) aniversário do espaço. Quem enviou o convite, a bem da verdade, foi a cantora Gardênia Marques, através do Clube Capixaba de Artes e Cultura. A festa vai rolar no próximo dia 21 de maio, de dez da manhã até cinco da tarde. Ficamos torcendo para que não chova. Segue a programação:

10h: Núcleo Afro Odomodê e Renata Academia
10h30: Capoeira e Maculelê - Cajun de Bela Vista
11h: Teatro de Bonecos – Dengue – Guarda Municipal de Vitória
11h30: Intervenção ambiental – Gerência de Educação Ambiental
11h40: Teatro de Fantoches
13 horas: Tambores Japoneses (Taiko), Arte Marcial de Espada (Kendo) e Coral Nikkei da Associação Nikkei de Vitória.
14 horas: Teatro sobre a importância da boa orientação física – SOE
14h40: Grupo de Dança Moxuara – Aape
14h50: Dança – Anjo – Apae
15 horas: Grupo Capoeira Berimbazú - Projeto Vem Dançar na Orla
15h30: Danças Populares - Cajun Praia do Suá
15h50: Companhia de Dança Fafi e Emef´s Orlandina D’Almeida Lucas e Suezete Cuendet.
16 horas: Quarteto de Violões – Faculdade de Música do Espírito Santo
16h30: Grupo Zabumba Peroá – Faculdade de Música do Espírito Santo
17 horas: Orquestra POP Jovem FAMES - Faculdade de Música do Espírito Santo, que no encerramento tocará a música “Parabéns pra você”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Juca
Concordo. Capixaba pensa que está fazendo favor em te atender, a reclamação é recorrente. Quer ser bem servido dê um pulinho em BH.
O resto é o que vc comenta. Viva Vitória!!!! talvez no próximo século melhore, não?

Abraço fraternal.

Odilson.

Carla Cristina Teixeira Santos disse...

Oi, Juca, eu ia responder e acabei esquecendo. :P Da próxima vez, anoto.
Eu acho que somos ainda muito provincianos e também interioranos.
Gosto muito também do blog da Gabriela, Madame D'eu. Gabriela é uma figuraça e tem um estilo, de fato, muito legal. :-)
Beijos!
Carla