Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

DESCOBRINDO A CIDADE


Os olhos inocentes da infância fitam a paisagem pela janela do ônibus, lugares conhecidos, outros confundidos; tudo é novidade, tudo é razão para excitação. “Tio, falta muito pra chegar?” Pergunta que não queria calar e que se repetiria ao longo do trajeto. A resposta foi outra pergunta que apelava à razão “Mas vocês não queriam passear?” Sim, mas também queriam chegar logo. E correr, gritar e ficar na piscina até enrugar a pele. Após uma coisa as crianças querem logo outra e depois ainda outra diferente...


 Quando o ônibus passou o pedágio da terceira ponte os comentários de deslumbre tomaram conta da criançada: o mar, os navios, a cidade vista de cima, o tão falado Convento da Penha. Crianças da periferia da Serra de oito, dez anos, que nunca tinham visto aquela paisagem comum de uma cidade que chamam de sua, mas que não o é por inteiro. Nem todos podem usufruir de tudo, na verdade entre nós esses são muitos poucos; é cruel a quantidade de meninos e meninas alijados minimamente do que a “sociedade de consumo” tem para oferecer.



Por isso dentro da programação do Projeto Canto na Escola foram pensadas atividades complementares para os meninos e meninas que estudam música e balé. A intenção de levar os alunos “para passear” não é simplesmente proporcionar lazer, mas integração e confraternização, concientização e cidadania, em resumo: pertencimento ao grupo e valorização da experiência. É também interessante, circular com os jovens pela cidade em que estão inseridos mostrando que o mundo não se resume apenas à sua comunidade.  



O passeio reuniu em torno de 200 alunos do projeto Canto na Escola e aconteceu no último dia 21 de junho, por sorte - e felicidade geral de todos - um lindo dia de sol, apesar das baixas temperaturas verificadas nas últimas semanas. O lugar escolhido para o passeio foi a Fazenda Camping da Barra do Jucu, onde desde 1982 foi instalado o primeiro projeto de agroturismo do Espírito Santo e que oferece 150 mil metros quadrados de lazer com várias piscinas, áreas para prática de esportes, parquinho, fazendinha e muito mais.


No final do dia reuniram-se os grupos de alunos da escola Governador Lindenberg do bairro Barro Branco e dos CAICs dos bairros Novo Horizonte e Feu Rosa para o ensaio de um grande coral regido pela coordenadora do projeto, a maestrina Alice Nascimento. O projeto Canto na Escola é uma ação cultural do Instituto Todos os Cantos e tem patrocínio da empresa ArcelorMittal Tubarão. Para maiores informações entre em contato conosco através do email: todososcantos@hotmail.com



Nenhum comentário: