Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NOTHING TOULOSE


Chegando mais uma edição das Rapidinhas Culturais da Letra Elektrônica, com um concerto imperdível que você dificilmente vai ver circulando pelas mídias tradicionais. Amanhã e depois (dias 15 e 16 de setembro) acontece mais uma edição dos concertos internacionais promovidos pela – graças a Deus - incansável Gracinha Neves. Muito sabiamente a produção agendou logo duas apresentações, simplesmente porque o público de música clássica cresceu em terras capixabas.

Vem aí a Orquestra de Câmara de Toulose (França) e você não vai ter “nothing too lose” em comparecer aos concertos porque a entrada é franca. A sugestão é chegar uma hora antes (a apresentação está marcada para oito da noite) para tentar garantir o ingresso, coisa que - acredite - não tem sido fácil ultimamente. No programa consta Tchaikowsky, o concerto para piano em La menor de Mendelssohn (solista Helena Elias), e a sinfonia 38 de Mozart, conhecida como Praga, em transcrição para camerata.

Essa Orquestra de Câmara foi fundada em 1953 por Luis Auriacombe e é formada por doze instrumentistas do naipe de cordas de uma orquestra tradicional (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). A direção musical está a cargo desde 2004 do solista, maestro, compositor e professor Gilles Colliard: entre outras coisas, primeiro violino do Quarteto Ravel e professor do departamento de música barroca do “Conservatoire à Rayonnement Régional” de Toulose. Só para arrematar - o currículo do maestro é extenso - ele toca em um violino Antonio Stradivarius fabricado em 1732.

A solista Helena Elias é nascida em Belém do Pará, mas vive em Paris desde 1983, onde se doutorou em musicologia e história da música, leciona e é associada ao laboratório de pesquisas do Observatório Musical Francês. Foi aluna de vários monstros sagrados do piano como Jackes Klein, Magdalena Tagliaferro e Magalof e se apresenta regularmente como solista e em grupos camerísticos por toda a Europa e América. Segue abaixo o flyer do concerto.


Nenhum comentário: