Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PERTINHO DO PORTÃO DO INFERNO


Duas cidades marcadas por uma pequena rivalidade já acolheram a parte inicial do projeto Música Barroca na Estrada, Campo Grande no Mato Grosso do Sul e Cuiabá no Mato Grosso do Norte. Nossa troupe desembarcou em Campo Grande em plena “Semana do Saco Cheio”, um grande feriadão que marca a fundação do Mato Grosso do Sul.

Campo Grande é plana, grande e muito marcada pela cultura pantaneira. É comum vermos pessoas usando chapéu de vaqueiro e casas que vendem artefatos rurais, tipo selas de cavalos e coisas do gênero. Contrasta com isso grandes automóveis importados circulando por toda parte em largas e planas avenidas. Antes de embarcarmos para o destino seguinte nosso apoio operacional local avisou: lá em Cuiabá é muito quente...

Quando dizem para você uma coisa assim, há que se dizer: bom, é quente e daí? Vitória também é quente, o Rio de Janeiro é quente... Amigo, Cuiabá é quente mesmo, mas bota quente nisso. É também muito maior e mais antiga do que eu imaginava. Recentemente eles venceram uma disputa com os vizinhos do sul e é evidente o orgulho da cidade em receber jogos da Copa do Mundo.

Muito evidente também em Cuiabá é a cultura regional pantaneira que envolve viola de cocho, rasqueado, siriri e mais uma pá de danças folclóricas muito bacanas e surpreendentemente próximas dos ritmos latinos. É muito evidente a influência regional na música, por exemplo, de Ney Matogrosso, coisa que eu nem suspeitava. Amanhã estamos combinados de nos encontrar com o Abel, o mais respeitado violeiro de cocho (nem sei se é assim que se fala) da região.

O calor das ruas é do tipo forno ligado, vem do asfalto e do cimento e sobe pelas pernas. Ar-condicionado aqui não é luxo de maneira nenhuma, é item de primeira necessidade. Esse calor parece se refletir no jeito das pessoas, todas muito receptivas e simpáticas, parecem amigos nossos de longa data. É impossível não fazer gozação do calor com a proximidade da Chapada dos Guimarães e o famoso Portão do Inferno, um canyon de mais de cinquenta metros de altura que fica no limite de Cuiabá.

Hoje saiu no jornal A Gazeta daqui - o mais lido, ligado à Rede Record – uma reportagem de página inteira muito elogiosa com relação ao projeto, deram muito destaque à iniciativa e à minha participação como palestrante. Espero, quando voltar ao Espírito Santo, e no mês que vem lançar o livro Sobre a Orquestra Filarmônica Capixaba, ter a oportunidade de compartilhar conhecimento e ver este encontrar a devida valorização como tem sido por todo o país.


Um comentário:

vidacuriosa disse...

É muito bom conhecer a realidade e a história dos outros estados.Valeu.