Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS DA GAROA

Deu no blog “Olha Só” que o crítico de cinema Ricardo Calil assina no site do IG:

Vitória é a cidade brasileira com maior número de ingressos de cinema per capita, segundo levantamento do site FilmeB divulgado hoje. A capital do Espírito Santo registrou 2,8 bilhetes vendidos por habitante em 2008. O Rio de Janeiro ficou em 12° lugar, com 1,6 ingressos per capita. E São Paulo em 18° lugar, com 1,4. A média de ingressos per capita no Brasil continua vergonhosamente baixa: meio ingresso por habitante no ano passado.”

Achei a notícia espantosa, afinal ainda existe aqui uma certa precariedade de oferta. Nem digo de salas, mas de atendimento ao cliente. Aproveitando o assunto postei um comentário com relação ao mau funcionamento do Cinemark, fiquei sabendo, inclusive, que aumentaram o preço do estacionamento no Shopping Vitória. Ontem mesmo fui comprar cartucho pra minha impressora, cheguei na loja e a moça falou que estava em falta, mas que na loja deles no shopping tinha. Brincadeira né? Nessa crise que o Lula não enxerga, quem vai pagar cinco paus a mais por uma porcaria de cartucho?

Mas falando em cinema, assisti, a nova investida de Dan Brown na sétima arte: “Anjos e Demônios”. Após a cruzada atrás do “Sangue Real” o personagem de Tom Hanks está de volta esbanjando conhecimento, exalando cultura por todos os poros, até aí foi ótimo. Mas atrás de surpresinhas mirabolantes e gratuitas, o roteiro joga contra o bom time o tempo inteiro. É cinema pipoca na mais alta concepção do termo, as informações são tratadas de maneira exagerada a ponto de nos sentirmos imbecis quando percebemos a forma primária que estão tentando para nos manipular.

O roteiro pode ser resumido naquela música cantada pelos Demônios da Garoa: SE VOCÊS PENSA QUE NOIS FOMOS EMBORA /NÓIS ENGANEMOS VOCÊS / FINGIMOS QUE FOMOS E VORTEMOS / OI NÓIS AQUI TRAVEIS!

Outra coisa patente nessa produção é a clara intenção de conciliação e uma indisfarçável retratação com o alto clero do Vaticano. Puxaram a orelha do menino e, dessa vez, ele se enche de dedos para deixar bem claro que os homens são falhos e capazes de cometerem suas loucuras, seus erros, e que isso é também coisa de Deus. Muitos acusam o “mago” Paulo Coelho de ter feito a mesma coisa, procurando se aproximar da “Loba Romana” atrás do grande filão católico ocidental. Li alguma coisa sobre isso no site do Toninho Buda. Depois dêem uma olhada. http://www.toninhobuda.com/

Como essa semana está religiosa – Corpus Christi, inclusive - informo aos amigos que na próxima sexta-feira, dia dos namorados, estarei realizando uma cerimônia de casamento. É isso mesmo, dessa vez não estarei tocando, nem carregando os instrumentos. Vou apresentar uma cerimônia – de tantas que faço - de união formal de um casal que não queria envolver religião nem legislação, mas apenas uma pessoa para os conduzir perante amigos e família numa celebração de amor e união. Bacana não é? Me indiquem para outras. Valeu!

Nenhum comentário: