Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

RAPIDINHAS CULTURAIS - SÓCIO/EDUCACIONAIS (URGENTES)!


Enquanto não é publicada a segunda parte do tutorial sobre como baixar, legendar e gravar filmes, para você finalmente decretar a sua independência cinematográfica ou a extinção dos camelôs, bóra dar umas rapidinhas culturais?

Primeiro que a patroa aparece logo de cara no flyer da apresentação que segue e para a qual convido-lhos. Seria caso de jogar contra o patrimônio não divulgar mais essa produção da querida Elaine Rowena... Vamos nós de novo pro Theatro Charles Gohmes, mas dessa vez vou ficar só na platéia. 

Segue então o convite:


FAMOSO QUEM?

Essa semana teve um furdúncio na rua Constante Sodré, antigamente um lugar tão tranquilinho, em épocas remotas era ideal para dar umas “boltas” pela night. Uma pessoa - a reportagem do Gazeta Online não disse quem - parou o carro na frente da garagem de um edifício – acho que é onde moram os pais do Cello – e prendeu todo mundo dentro de casa. A prefeitura não conseguiu tirar o carro e ele só foi retirado quando “o proprietário” - Mas... Quem? - apareceu... Pois é: alguém.

NÃO TÁ A FIM? REALAXA...

Pegando carona no texto sobre o bem e o mal: você pode até não saber, mas tem um simpático museu na Serra sede, onde morava a família Castelo. A Letra Elektrônica esteve visitando e fotografando as coisas por lá. Em alguns dos ambientes têm textos explicativos e num deste pincei um errinho bobo que vai de encontro (vai contra) ao nosso português. Aliás, uma vez ouvi uma banda de rock gospel cantando que queria ir “de encontro a Jesus”, de brincadeira perguntei se eles eram um grupo satânico... Quase tomei porrada, mas é o que - sem saber - estavam dizendo... Então veja essa foto:


O errinho é bobo, mas para explicar condignamente pedi ajuda aos universitários do site Mundo Educação:

A fim de (separado) é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”. E pode ter ainda sinônimo de “para que” quando associada com o pronome relativo “que”. Por exemplo: ela marcou um horário com o médico, a fim de verificar seus exames. Ou: treinou bastante, a fim de que conquistasse o primeiro lugar no pódio.

Afim (Junto), quando substantivo masculino que indica afinidade, parentesco, amigos íntimos, adeptos. Exemplos: Irei convidar todos os amigos de faculdade e afins. Comprarei livros e afins. Etc...

Então, vai por aí... E eu não estou mais a fins de entrar numas, falou?

3 comentários:

Anônimo disse...

complementando ...

Palavras Compostas:
Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. Exemplos: amor-perfeito, boa-fé, guarda-noturno, guarda-chuva, criado-mudo, decreto-lei.

Patrícia Sunderhus

Juca disse...

E a coisa vai de mal (contrário de bem) a pior...

Anônimo disse...

Foi muito engraçada essa história. O guincho apareceu depois de quatro
horas de confusão, lá pro meio-dia. A mulher, dona do carro, perguntou lá pras cinco da tarde na portaria do prédio se tinham visto o carro
dela!!!!

Tava com outra roupa, segundo a porteira, ou seja, ela mora por aqui, foi pra casa, dormiu, tomou banho, trocou de roupa sem se dar conta do material pra conversa que proporcionou para a rua.

Cello