Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ORQUESTRA ALEMÃ É PROGRAMA IMPERDÍVEL!

E vem aí na próxima quinta feira a Hannover Chamber Orchestra, grupo de cordas, formado por 12 músicos e regido pelo maestro Adam Kostecki, que é uma das mais antigas orquestras de câmara alemãs e abriu sua nova turnê no Brasil com um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Um dos destaques desta temporada pelo Brasil foi a apresentação histórica no dia nove de maio, para a comunidade do Cantagalo- Pavão- Pavãozinho, situada entre os bairros de Copacabana e Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

O convite chegou até a Lektra através de Gracinha Neves, uma das mais antigas e incansáveis promotoras de eventos do gênero no Espírito Santo. A apresentação dessa orquestra de câmara é imperdível, sua turnê está dando voltas ao mundo, vi na agenda deles apresentações até no Líbano (!) Para nossoutros capixabas a abordagem do repertório europeu feitas pelos nativos de lá equivale a um gringo ouvir um grupo de chorinho da Lapa, eu sei que a frase ficou meio doida, mas a intenção é boa. Segue o Flyer...




Para quem não tem obrigação de saber - e eu não sabia - o Parque Moscoso completa 100 anos no ano que vem. O espaço, apesar de tradicional, é hoje muito pouco mencionado como referência de programa cultural - aliás, não me lembro de tê-lo visto nas últimas pesquisas - o parque marcou a infância e a juventude de muita gente. Quem, na faixa aí dos quarenta anos, nunca tirou foto três por quatro nos antigos lambe-lambes que ficavam por lá?

A informação vem do primeiro volume do projeto Imagem Capixaba, livro que tem o título de “O Eterno Parque Moscoso”. A iniciativa é do multifacetado e músico bastante conhecido Leandro Haddad que atualmente trabalha na Secretaria de gestão estratégica da Prefeitura de Vitória. Na apresentação de seu trabalho Leandro explica que o Livro é mais um ensaio fotográfico do que histórico, mas ressalta com propriedade que:

“O parque Moscoso foi ontem e é hoje, importante testemunha silenciosa das grandes transformações urbanas que Vitória vem experimentando neste quase século de sua existência.”  

Muita gente tem vontade de elaborar projetos de qualidade para revitalizar a vida cultural daquela região, hoje relegado a um playground para as crianças do entorno e de jogatina para uma legião de aposentados e afins. Fica a sugestão – não vou falar ficadica – para a prefeitura de Vitória.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Juca
A propósito, (só para sua informação) quando da posse do secretario de cultura da Prefeitura (atual) encaminhei a ele uma sugestão para atividades atividades musicais - corais, orquestras, ertc. - a ser desenvolvido exatamente no parque Moscoso. Nem agradeceram, muito menos me convidaram para conversar a respeito. Encaminho a cópia da carta.
abrs.

Maestro Adolfo Alves

Juca disse...

Maestro, já havíamos conversado sobre esse assunto e eu, obviamente, lembrei na hora que escrevi, achei, porém, que se fosse mencionar o fato ia ficar grande demais e o foco era o livro do Leandro. Mas é público e notório que a Prefeitura de Vitória tem deixado a desejar no que diz respeito à cultura, infelizmente.

Anônimo disse...

Caro Juca, obrigado pela divulgação de meu livro no seu blog. Assim como foi mencionado por vc, temos a expectativa de que um espaço tão espetacular para Vitória, como o Parque Moscoso, possa ser efetivamente alvo de projetos bacanas que valorizem ainda mais seu mágico ambiente.

Abs, Leandro Haddad.