Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DOIS NOVOS LIVROS EM PAUTA

Amanhã, dia 29 de novembro e no dia primeiro de dezembro serão lançados dois livros de autores brasileiros nascidos no Espírito Santo. O primeiro é uma obra jurídica publicada pela Editora Revista dos Tribunais de autoria de Marcos Dessaune, aquele mesmo do livro "Histórias de um Superconsumidor".

Marcos iniciou a carreira na praia da produção de música clássica e jazz, trabalhou com artistas como Tom Jobim, Oscar Peterson e Paul Badura Skoda, entre outros. Posteriormente graduado em direito o autor vem desenvolvendo um importante trabalho na área de defesa do consumidor que é tema novamente de sua atenção no livro "Desvio Produtivo do Consumidor: O prejuízo do Tempo desperdiçado.

O livro, que tem prefácio de Claudia Lima Marques e apresentação de João Batista Herkenhoff, será lançado a partir de 19 horas no restaurante Spetin na Rua João da Cruz, Praia do Canto, ao lado do Banestes. Segue um trecho do conteúdo e uma reprodução da capa:

“Em um mundo em que imperam a especialização profissional, a interdependência das pessoas e as necessárias relações de consumo, a missão implícita de qualquer fornecedor é “liberar os recursos produtivos” do consumidor. Ou seja, é dar ao consumidor, por meio de produtos e serviços de qualidade, condições para que ele possa empregar seu tempo nas atividades de sua preferência.

Contudo, incontáveis profissionais, empresas e o próprio Estado, em vez de atender ao cidadão-consumidor em observância à sua missão, acabam fornecendo produtos e serviços defeituosos ou exercendo práticas abusivas no mercado, contrariando a lei.


Para evitar maiores prejuízos, o consumidor se vê então forçado a desperdiçar o seu valioso tempo – desviando-se de atividades como o trabalho, o estudo, o descanso, o lazer – para tentar resolver esses problemas de consumo, que o fornecedor tem o dever de não causar.”


 Quem lança livro novo também é o premiado autor Pedro Nunes, muito conhecido, entre outras, em função de sua obra "Vilarejo e Outras Histórias", adotada nos vestibulares de 1995 e 1996. Pedro também milita na divulgação da literatura feita no Espírito Santo pela Internet no site Tertúlia http://www.tertuliacapixaba.com.br/ um dos poucos que hoje servem para mitigar a nossa dificuldade de acesso às informações do gênero, segue abaixo o convite para o lançamento que será na Biblioteca Estadual:



 O ARREMATE QUE NOS É POSSÍVEL:

Acho que já ficou meio rastaquera e boicoió perguntar isso, mas por que será que tantos livros importantes veem à público praticamente ignorados pela mídia do Espírito Santo, enquanto reportagens de página inteira são oferecidas aos novos livros de Jô Soares e Danuza Leão? Se a idéia é deliberadamente ignorar os fatos do Espírito Santo, a mídia local deveria abordar apenas os crimes escabrosos e a política dos grandes centros culturais do Brasil, deixando de lado as "menores" atrocidades locais. Então, não custa perguntar: se é interessante expor e transformar em showbizz o sofrimento do povo capixaba, por que não é interessante divulgar o que é bacana e se produz aqui?