Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

BALANÇA MAS NÃO CAI - A MODERNIDADE NO TELEJORNALISMO CAPIXABA (Ante-projeto para o curso de mestrado em comunicação da PUC-RJ)


Tava escrevendo pro pessoal do Moquecada que já não agüentava mais a cafubira que estava me dando nos dedos pra escrever sobre esse novo programa que apareceu na Record Local. Falo do tal do “Balanço Geral”. É aquela velha história, o diferente sempre causa estranheza, especialmente quando parte pro lado do bizarro. Proponho dar um crédito pros caras, as vezes a coisa começa ruinzinha – que é o caso – e depois vai melhorando. Nota-se o esforço do apresentador em ser simpático e divertido, como acontece também com aquele do programa que tem quase o mesmo nome, o Conexão Geral. Freud explica e o Chacrinha complica.


Fico pensando: Balanço Geral, Conexão Geral... É tudo pro povão? Parece que sim. O termo tem essa “conexão”, entre outras, de remeter à galera, aos lugares populares dos festivos estádios de futebol. Infelizmente ainda não surgiu por aqui um cara com carisma de apresentador, e olha que alguns tentaram, vide aquele senhorzinho de cabelos negros que eventualmente estrela suas próprias propagandas televisivas.


O problema é que no grande Estado do Espírito Santo não é de muito bom tom sair criticando abertamente o trabalho de ninguém... É uma coisa cultural do capixaba, como não buzinar no trânsito por qualquer bobagem, como fazem nossos vizinhos cariocas. Aqui sempre se deu bem quem de todos falou bem. Veja o caso dos talentosos rapazes da revista Quase que inocentemente resolveram fazer graça com o cotidiano local e colheram uma carga prensada de aborrecimentos, jurídicos inclusive.


Penso também que, no final das contas, nada de bom pode resultar quando empreendemos qualquer ação negativa, mas obviamente podemos fazer algumas considerações estrambólicas (Carro Velho sic):


Porque é que a maioria dos apresentadores botocudos tem o rosto alongado lembrando um cavalo? Especialmente aquele cara do programa evangélico (Desafios?) e o outro da Gazeta que adora falar da Cotação do Café. Aliás, a longevidade dessa prática é a coisa mais pitoresca da televisão local. Se um dia acabar vamos até sentir falta.


O curioso é que todas as emissoras respeitam essa máxima do “frame” telejornalístico local. Já imaginou se em São Paulo ainda fosse assim e se em Minas até hoje dessem a cotação do Leite diariamente na televisão? Caralho meu! Noel Rosa cantava isso faz quase cem anos!


“São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá samba!” Nos telejornais do Rio então deveriam dar a cotação do samba! Huhauhauhuha!


O que me incomodou no Balanço Geral mesmo é que tudo o que vi ali me soou repetição descarada de velhas fórmulas que já deram certo no passado. Na década de setenta já tinha um programa de humor televisivo chamado Balança Mas Não Cai e a câmera balançava do mesmo jeito. Remetendo a coisas ainda mais antigas o tom do programa me lembrou também o apelativo Ronda Policial, que antigamente fazia a alegria do povão na Rádio Espírito Santo AM. Nesse programa os apresentadores liam os boletins de ocorrência representando caricatamente as histórias (!) expondo os envolvidos a todo tipo de constrangimento.


Pra terminar vou mandar uma assessoria gratuita para os produtores de nossos telejornais: já que é pra ser tão pitoresco e piegas, que tal os apresentadores locais lerem o horóscopo do dia também? Ou então anunciar a milhar do Jogo do Bicho? Modernidade é tudo. Quer apostar quanto que daqui um pouco isso também vai rolar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Juca:

Os programas locais sempre são cópias descaradas de outros que "rolam" Brasil a fora.
Tô com ocê.....dizem que essa preguiça de se criar é tipica do comportamento ilhéu /açoriano,ou seja,de pessoas residentes em ilhas.
Outra coisa (que não é do seu tempo),o programa "Balança...Mas não Cai",foi originário da radio Nacional e vem da década de 50,embora tenha tambem, como
voce citou,sido tentado na Tv nos anos setenta sem exito,pela falta de grandes humoristas (quase todos morreram) da era de ouro do radio.

Pau na mediocridade Juca.....!!!!
abrs
M.Lima