Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

PROJETO “VITÓRIA VIOLÃO IN CONCERT “

A partir do dia 12 de julho o violonista Fabiano Mayer vai realizar uma série de nove recitais solo, levando para o espaço público a tradição dos grandes concertos.


O projeto se chama “Vitória Violão in Concert” e conta com patrocínio da Lei Rubem Braga, as apresentações terão entrada franca e acontecerão nas principais igrejas e capelas da cidade de Vitória onde se encontra um ambiente acústico favorável a este tipo de atração cultural. A primeira apresentação acontecerá na Basílica de Santo Antônio (conhecida como Santuário) a partir de oito da noite.


O violão é o principal instrumento solista Latino Americano, no Brasil é um dos mais importantes legados de nossa colonização e naturalmente possui raízes profundas na cultura do Espírito Santo, especialmente na cidade de Vitória que se construiu debaixo dessa influência portuguesa. Desta herança musical surgiram instrumentistas fundamentais ao desenvolvimento do violão, como é o caso de Maurício de Oliveira. O músico Fabiano Mayer honra e dá prosseguimento a esta tradição capixaba.


Apesar do violão ser um instrumento musical muito popular - e estar tão intimamente associado à cultura latina desde os tempos de Dilermando Reis, Augustin Barrios, e Vila Lobos - o grande público raramente tem oportunidade de travar contato com as chamadas “composições eruditas”. É muito comum encontrar em qualquer roda de amigos dois, ou mesmo três, bons tocadores de violão, mas isso, seguramente, não quer dizer que a música composta para este instrumento seja bem difundida, o violão paira absoluto no âmbito da música popular. A Proposta do projeto “Vitória Violão In Concert” é levar para o povo essa música - por muitos considerada elitista - democratizando a cultura, despertando novas platéias e novos instrumentistas.


Fabiano Mayer é um músico de currículo extenso: Bacharel em Música e Pós-graduado em educação foi maestro da conhecida Orquestra de Violões do Espírito Santo e leciona na FAMES desde 1994. Estudou nos Estados Unidos e Europa, participou também de Festivais e Palestras em todo o Mundo. Além de Violonista Concertista, Fabiano Mayer tem se apresentado com o grupo experimental denominado “Fabiano Mayer Instrumental Acústico” Grupo esse que vem obtendo sucesso de público e critica. Tem um CD gravado em duo de violões gravado em 1998 com o parceiro Moacyr Teixeira. Em 2006, lançou o “Livro Primeiro de Violão” e em 2007 o “Manual Prático de violão”. Seus livros têm sido adotados por professores de violão em todo o território Nacional.


VITÓRIA VIOLÃO IN CONCERT – SERVIÇO

Recital solo de Fabiano Mayer

Local: Basílica (Santuário) de Santo Antônio.

Dia: 12 de julho de 2009 (Domingo)

Horário: 20h

Endereço: Avenida Santo Antônio, 2030. Santo Antônio. Vitória/ES

Entrada Franca

Nenhum comentário: