Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

RAPIDINHAS CULTURAIS

Alguém aí tá sabendo que hoje é dia do homem? Só descobri porque os(as) Moquecas twittaram. Fui pesquisar, mas, como é natural nesses casos, as informações são poucas e desencontradas, afinal, ficar comemorando dia não é coisa de macho! Eu sou homem sim cara, por quê? Cê tá duvidano do quê xará? Qué levá uma bifa!?!


Bom, mas vai daí que eu não vou, na Avenida Paulista resolveram fazer uma homenagem aos homens instalando uma parada para ver a quantas anda a saúde do macho brasileiro... Como diria José Simão: É o país da piada pronta. Fala sério cara. Enquanto em seu dia as mulheres recebem flores e homenagens, a proposta dos paulistas é examinar a próstata da rapaziada. Hummm, mas que implicância...


***


Tô só escrevendo pra zoar com vocês e convidar para o concerto da Orquestra hoje no Theatro Carlos Gomes. Aliás, já fico até com medo de convidar, porque os amigos chegam lá na hora da apresentação, não encontram mais lugar e depois vêm reclamar comigo. Então não vou convidar ninguém não, vou só dizer que o programa é imperdível e rezar para eu também conseguir entrar.


Vem um maestro convidado lá do Canadá, o que, a princípio, não quer dizer nada, mas o capixaba enquanto índio botocudo valoriza essas coisas importadas mesmo sem entender as sutilezas de um acorde de “dó be fá”. Vai ter solista também, o pianista Giulio Draghi, professor da UFRJ. Então no repertório vamos ter a primeira sinfonia de Prokofiev, conhecida como “clássica”, o segundo concerto para piano e orquestra de Shostakovich e a primeira sinfonia de Mendelssohn. O concerto é no Carlos Gomes e começa oito da noite.


Como a entrada é franca – e eu acho ótimo que seja – os ingressos têm se esgotado rapidamente. A Secretaria de Estado da Cultura os disponibiliza na bilheteria do Theatro do meio dia em diante e quem não pode ir ao centro nesse horário acaba ficando a ver navios. Mas o problema não é a forma e a distribuição gratuita dos ingressos: é a constatação de que o nosso simpático e valente Theatro Carlos Gomes não é mais suficiente para o público de concerto da Grande Vitória. Acho isso tudo uma maravilha, mas, enquanto o “Cais das Artes” não sai do papel que tal pensarmos em uma solução?


***


Outra parada boa pra convidar os meus chegados: amanhã (16 de julho) é aniversário de 154 anos da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo. O prédio foi totalmente reformado faz um tempo e o ambiente tornou-se acolhedor e bacana. A gerência está por conta de Rita de Cássia Maia que tem em sua equipe, entre outros, o poeta Sergio Blanc e o escritor Reinaldo Santos Neves. Mas então vai acontecer a partir das sete da noite uma mesa redonda sobre a história da Biblioteca Estadual com o historiador, poeta e etc Fernando Achiamé e a participação de meu amigo Joca Simonetti. A programação acontece no auditório da Biblioteca Pública. Endereço - Avenida João Batista Parra, 165. Praia do Suá, Vitória. Tels: (27) 3137-9351 / (27) 3137-9349


Nenhum comentário: