Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

AO INVÉS DA SOUZA-CRUZ: CRUZ E SOUZA!

Minha irmã Milla me escreveu lá do Texas dizendo que “não se clorofórmis" (Saravá Mussum!) com o avantajado da minha calvície, daí lembrei aquela musiquinha do Chacrinha: “Nós, nós os carecas entre as mulheres somos maiorais (...) é dos carecas que elas gostam mais!”


Ninguém precisa de um punhado de cabelos a mais para se realizar na vida, é como os meus óculos e a barriguinha saliente... Eu quero é seguir vivendo desse jeito relaxado e hedonista que escolhi, pois é, preferi ser um mau exemplo.


Aliás, só pra me contradizer, estou para lançar uma campanha anti-tabagista de cunho simbolista. Embora seja um tanto quanto intelectual, acho que pode pegar:


Ao invés de você investir na Souza-Cruz, (fabricante de cigarros)

por que não conhecer o Cruz e Souza? (célebre poeta simbolista) Segue um de seus poemas:


***


Há certas almas vãs, galvanizadas

De emoção, de pureza, de bondade,

Que como toda a azul imensidade

Chegam a ser de súbito estreladas.


E ficam como que transfiguradas

Por momentos, na vaga suavidade

De quem se eleva com serenidade

Às risonhas, celestes madrugadas.


Mas nada às vezes nelas corresponde

Ao sonho e ninguém sabe mais por onde

Anda essa falsa e fugitiva chama...


É que no fundo, na secreta essência,

Essas almas de triste decadência

São lama sempre e sempre serão lama.


***


Eita! Viu só que coisa mais “cena local” no poema do cara? Fala da (Rua da) Lama e da triste decadência, dá até vontade de parar de fumar mesmo, aliás, eu oficialmente nem sou fumante.


Ontem recebi aqui em casa a repórter Déborah Sathler da TVE - Programa Espaço2, e fizemos uma longa entrevista sobre O Livro do Pó. Estou dando início a uma série de palestras de divulgação às quais dei o nome de "Por Dentro do Livro do Pó". Vou fazer a primeira na outra sexta (dia 06 de agosto), 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual – Levy Cúrcio da Rocha. É uma boa oportunidade para vocês que querem saber mais sobre o BRock anos 80 e como fiz para trazer esse Livro às prateleiras do mundo.


Já engatando aqui uma segunda: estou aceitando convites de outras instituições públicas ou privadas para levar gratuitamente esta palestra a quantos possa interessar. É só me chamar que eu vou, violãozinho embaixo do braço e um monte de histórias bacanas pra contar. Apesar de toda doideira O Livro do Pó tem um cunho muito pé no chão e pode ser uma boa oportunidade de se discutir, especialmente com os mais jovens, problemas como consumismo, as ilusões do mundo dos famosos, o uso das drogas e por aí vai. Peço aos amigos que me ajudem a divulgar. Não é desconstruindo o mundo que vamos ajudar a o melhorar: é, talvez, falando no assunto:


RESUMO ELEKTRÔNICO:

Por Dentro do Livro do Pó

Dia 06 de agosto de2010 – 19 horas

Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha.

Avenida João Batista Parra, 165 – Praia do Suá – Vitória – ES

Tel.: (27) 3137-9351 / (27) 3137-9349

Juca Magalhães: 27 9942 9087 & 32250848

2 comentários:

Luma disse...

Quando vai passar a entrevista?

Juca Magalhães disse...

|Pois é, não sei. Uhauhhua!