Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

FALTA SÓ UMA SEMANA PARA O LIVRO DO PÓ!

Para aqueles que estão em casa, mando uns trechinhos do que aguarda o universo roquenrou com a chegada do Livro do pó. Primeiro segue em primeiríssima mão o texto da orelha, feito pelo poeta, roqueiro e jornalista Alex Pandini...


Este Livro do Pó é um documento raro sobre a música pop capixaba. Num estilo verborrágico, como alguém que conta uma história numa roda de “chegados”, Juca Magalhães fala – porque a oralidade está no DNA de sua escrita – de um tempo em que Vitória era bem diferente de hoje. Apesar da geração talentosa que nos precedeu – no teatro, na literatura, no cinema, na música, nas artes plásticas –, a cidade permanecia meio parada no tempo e no espaço, e os fatos aqui relatados surgiram para sacudir a mesmice. É certo que depois houve nova hibernação, mas a semente estava plantada.


Na linguagem blogueira que o caracteriza, com memória aguçada e humor irônico, o autor nos brinda com o registro fiel de um tempo do qual quase não lembrávamos mais. São detalhes, livres associações, relicários de um passado tão recente quanto distante. Um resgate importante para Vitória, a capital cuja tradição rural deu lugar à vocação de “urbis” de forma tão estonteante que até hoje não recobrou a consciência.


É necessário conhecer a ponte entre o caipira e o cosmopolita, entre o antes e o agora – este último, ainda em construção. Juca Magalhães pinça histórias do nosso “elo perdido” com a destreza de quem as viveu intensamente. E com o estilo que o consagrou como grande produtor de conteúdo na internet. O resultado: pergunte ao Pó – no caso, ao Livro do Pó.


Alex Pandini


... Na sequência mando um pequeno trecho que vai na contracapa do livro...


Estas considerações são feitas por um “cara comum” um tanto quanto endurecido pelas guitarradas do tempo. Apesar de ser um pouco diferente do que as pessoas acreditam, as mudanças sutis impostas pela passagem dos anos terrestres também vieram a me atingir, ainda mais na condição que me encontro, purgando veneno através deste relato. Foram-se os desarmados e deslumbrados olhos do início de minha missão, vieram lentes para corrigir uma espécie de miopia, simplesmente, porque o mundo, como eu o conhecia, saiu de seu antigo foco. É curioso: já não enxergo mais as coisas tão bem como no passado e, no entanto, tenho a sensação de ver o mundo com muito mais clareza. O preço desta nova visão, entretanto, é esse pedágio mental: as experiências da vida não entram mais gratuitamente, mente adentro, como antes. O mundo é filtrado através de lentes, é impossível evitar a consciência de certas coisas e não sofrer com o desenrolar de certos fatos. Hoje tenho mais equilíbrio e discernimento, conseqüentemente, ultimamente tenho sofrido mais decepções do que as causado. Para muitos pode parecer um “upgrade”, mas para mim é um claro sinal do momento de prestação de contas que atravesso.


... E por fim, segue novamente o resumão do evento pra gente não deixar de se ver por lá...

RESUMO ELEKTRÔNICO

Lançamento do Livro do Pó : Show com Pó de Anjo "Unplugged" e banda Soultogroove.

Dia: 13 de julho de 2010

Horário: 21 horas

ENTRADA FRANCA

Local: Teacher’s Pub

Endereço: Rua Rômulo Samorini, 33. Praia do Canto. Triângulo das Bermudas, Sovaco da Perua. Próximo à Ponte Ayrton Senna.

Informações e reservas: 99895654

Juca Magalhães: 27 9942 9087 & 3225 0848


Nenhum comentário: