Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DO CANTO NA ESCOLA

No próximo dia 04 de dezembro (domingo), sete horas da noite, a cidade da Serra abre as comemorações natalinas recebendo um grande concerto estrelado pela Banda Sinfônica da Polícia Militar do Espírito Santo, sob regência do maestro major Volmar Hoffmann e um coral infanto juvenil formado por 160 alunos do Projeto Canto na Escola, uma iniciativa do Instituto Todos os Cantos, coordenação da maestrina Alice Nascimento e patrocínio da empresa ArcelorMittal Tubarão.

A banda da Polícia Militar, fundada em 13 de setembro de 1840, é o grupo musical mais antigo em atividade de que se tem notícia no Estado, comemorando em 2011 176 anos de sucesso. Em 2004, após tantas décadas e apresentações memoráveis, a banda da PM teve sua importância reconhecida oficialmente sendo tombada como patrimônio histórico cultural do Espírito Santo.

O Projeto Canto na Escola está comemorando o seu primeiro ano de atividades musicais em quatro escolas dos bairros Novo Horizonte, Laranjeiras, Barro Branco e Feu Rosa, todos no município da Serra. São mais de trezentos alunos estudando música, participando de banda marcial e canto coral, tendo aulas de violino e balé.  O concerto acontecerá na Praça da Igreja Matriz, na sede do município da Serra.

***

E como parte das atividades educacionais e recreativas do Projeto Canto na Escola, todos os participantes, alunos e professores, vão realizar um passeio até Regência, no litoral de Linhares, para conhecer a base-mãe do Projeto Tamar no Espírito Santo, instalada em 1982. Essas atividades são fundamentais para a integração dos alunos e dos colaboradores do projeto, despertando a curiosidade dos jovens artistas e os conscientizando para a importância da preservação da natureza.

“O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama. É reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha. Só para quem tem curiosidade: o nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.” Fonte site do Projeto Tamar.

***

E no próximo dia 07 de dezembro acontece o concerto de encerramento do ano letivo 2011 do projeto Canto na Escola. A apresentação vai reunir os alunos das quatro escolas contempladas, seus familiares, representantes das comunidades beneficiadas e da patrocinadora do projeto a empresa Arcelor Mittal Tubarão. Essa iniciativa, além de promover a integração dos participantes como um todo, oportuniza aos jovens artistas dar mostra de seu talento e criatividade.  O concerto vai acontecer no Cerimonial Elegância. Av. Brasil, número 1782. Novo Horizonte, Serra. 19 horas. Entrada Franca.



Nenhum comentário: