Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

RAPIDINHA CULTURAL BÍBLICA

Depois do amigo Sergio Blank que acaba de lançar um livro reunindo toda sua poesia, agora vem Alvarito Mendes Filho com um segundo volume reunindo cinco de suas peças teatrais, os detalhes virão abaixo. Tive o prazer de atuar sob a direção de Alvarito e aprendi muito com seu senso de liderança, seu talento como diretor, exigente na medida correta nunca precisando recorrer à grosseria. Naquela experiência meteórica que passei no teatro aprendi coisas fundamentais para a vida e na relação com as pessoas.

Nessa peça aconteceu uma coisa muito curiosa comigo.

Era um “Auto de Natal” e eu fazia o papel de José, para mim um cara que assumiu um filho numa situação bastante absurda. Os dilemas da base religiosa ocidental me soavam super engraçados e absurdos, sem falar na performance de meus colegas de elenco, cheguei a pensar seriamente em fazer uma paródia. Não fique bravo comigo ainda, esqueça a religião por um instante e Imagine descobrir que sua noiva, com quem você nunca (...) enfim, aparece grávida do nada e ainda por cima com a explicação muito lógica de que o pai da criança é o próprio Espírito Santo?

Uns doze dias antes das encenações do auto, sonhei com um enorme coro de vozes cantando parabéns para mim, acordei com uma sensação feliz por dentro, aquela alegria de coração que há tempos não tinha e que raramente experimentamos. Aniversário é uma coisa doida: lembra e marca o dia que nascemos, mas também ribomba em nossa consciência que estamos ficando mais e mais velhos e que o tempo sempre vai passar; indiferente às nossas ilusões e vontades.

A vida seguiu e esqueci o sonho, até que chegou uma apresentação do auto coincidindo com meu aniversário, dia 21 de dezembro. Combinei para depois uma pizza com os amigos mais chegados que estavam na platéia estrebuchando de rir com minha singular e até hoje única performance teatral. No final as luzes se acenderam e eu já me dirigia para o camarim quando Alvarito pegou o microfone explicando que era meu aniversário e comandou um sonoro “parabéns”. A surpresa, a lembrança e a emoção do sonho voltaram, só que dessa vez totalmente real.

Se Alvarito esperasse mais um dia pra lançar seu livro eu talvez não pudesse ir por conta dos compromissos óbvios com essa data, para nós cada vez mais velha, que novamente se aproxima velozmente. Segue então o convite desse grande batalhador de nossa cultura e uma das pessoas mais especiais que conheço...

ALVARITO LANÇA LIVRO REUNINDO CINCO DE SUAS PEÇAS TEATRAIS



Será na próxima terça-feira (20), a partir das 19h30, no Trindade Restaurante & Bar, na Av. Antônio Gil Veloso, nº 856, Praia da Costa, anexo ao Hotel Quality Suites, o lançamento o livro TEATRO – ALVARITO MENDES FILHO Volume 2. A obra integra a Coleção Caras & Bocas e foi publicada pelo autor com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, através da Lei Vila Velha Cultura e Arte, e com o apoio da Hiper Export – Terminais Retroportuários S/A, empresa do Grupo Otto Andrade.

O livro possui 200 páginas e reúne cinco peças teatrais de Alvarito, um dos autores mais premiados do estado. São elas: “O retrato”; “Vasco Fernandes Coutinho na porta do céu”; “Anacleto, a garça que ficou sem teto”; “O lobo e o corvo”; e “O impossível namoro de Romeu, o pé de jacarandá, e Julieta, a motosserra”. Além dos textos completos das peças, a obra traz a ficha técnica e fotos das montagens já realizadas.

Segundo o autor, a publicação tem por objetivo contribuir para a memória e para o enriquecimento da Literatura Dramática e das Artes Cênicas capixabas.

Dose dupla

Quem comparecer ao evento, além de adquirir o livro a preço promocional de lançamento (apenas R$10,00), poderá aproveitar a promoção especial que o restaurante oferecerá nesse dia: cerveja em dose dupla. Comprando uma, a seguinte será de graça.

E mais. O evento contará com a participação de amigos do autor. Destaque para o grupo Vozes da Vila, formado pelo cantor e compositor Barbosa Lima, pelas cantoras e poetisas Karla Skarine e Andra Valladares e pelo poeta Horacio Xavier. O grupo apresenta poesias e composições musicais autorais, além de um refinado repertório com clássicos da MPB.

Informações pelo telefone 3031-6583.

Um comentário:

Juca Magalhães disse...

Parabéns a Alvarito - gosto muito do trabalho dele!! e Muitas felicidades pra vc!!! (antecipadas em 1 diazinho!!)
Um grande abraço,
Bartyra