Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LIVRO DA CAPO É DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL

Quem diria que seria na música de concerto que o Espírito Santo iria ganhar a mídia nacional? A última edição da tradicional revista Concerto traz uma retrospectiva dos principais acontecimentos na música clássica no Brasil e também a opinião de várias personalidades do meio musical como o compositor Marlos Nobre, o hoje regente João Carlos Martins, o pianista Ricardo Castro e, entre estes e muitos outros, o maestro titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Helder Trefzger.

Helder destaca a garra e a dedicação com que foi encarado o projeto da Orquestra em 2011, uma temporada considerada surpreendente na mídia nacional. Fala também do Festival de Domingos Martins, da Camerata do Sesi que tem o maestro Leonardo Davi na competente realização de uma temporada de concertos e da Série de Concertos Internacionais capitaneada por Gracinha Neves, trazendo ao estado uma série de importantes grupos musicais da Europa.

2011 marcou também o ressurgimento do livro Da Capo de Juca Magalhães, originalmente publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, um breve apanhado sobre a criação da Orquestra dos capixabas que durante muito tempo foi a única fonte de pesquisa sobre a história do grupo. O novo livro surgiu com uma pesquisa bem mais abrangente, dando conta de detalhes não abordados na primeira versão e que vem sendo elogiada fora do Espírito Santo, vide reportagem abaixo. 

A edição da revista Concerto de janeiro/fevereiro de 2012 traz em sua seção de livros três resenhas sobre os lançamentos mais relevantes do período, dentre estes está o Da Capo - de volta às origens da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Destaca a pesquisa bem elaborada e a importância da batalha no país pela criação e manutenção das orquestras sinfônicas. É uma luta comum a várias regiões do Brasil, terra de samba e futebol, portanto a nossa história acaba ganhando uma dimensão de universalidade que o próprio capixaba ainda não foi capaz de reconhecer.



O livro Da Capo tem sido vendido no hall de entrada do Theatro Carlos Gomes durante as apresentações da Filarmônica ou no Teatro do Sesi nas apresentações de sua camerata, mas pode ser adquirido junto ao autor ao preço de R$35,00 através do email djmagalhaes@hotmail.com. Está a venda também no site da revista Concerto (o link está na barra ao lado) e em sua loja "Clássicos" que fica no anexo da Sala São Paulo.

Nenhum comentário: