Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SAIU A LISTA COM OS INDICADOS AO OSCAR 2012!

Hoje Hollywoodland liberou a lista dos indicados ao Oscar 2012, a badalada cerimônia vai acontecer no final de fevereiro em Los “Pó de“ Angeles. Segue abaixo os concorrentes das cinco principais categorias, o famoso “Big Five”, vencido somente por três filmes na história da premiação: “Um Estranho no Ninho”, “O Silêncio dos Inocentes” e o longínquo “Aconteceu Naquela Noite” de 1935. A Invenção de Hugo Cabret de Martin Scorcese recebeu alucinantes onze indicações, seguido pelo belíssimo O Artista que concorre a dez, porém ficou de fora da disputa pela melhor atriz.

Minha torcida até agora, porque não vi nem vou ver todos esses filmes, vai para O Artista como melhor filme: simplesmente encantador! O melhor roteiro original deve ir para Meia noite em Paris e se não for é muita sacanagem. Falando nisso, como é que pode um filmezinho chinfrim como Missão Madrinha de Casamento concorrer também nessa categoria? É muito difícil de entender. Não vi a interpretação do Gary Oldman ainda, mas acho difícil alguém roubar a estatueta do George Clooney dessa vez. Sua interpretação em Os Descendentes é, finalmente, emotiva e delicada na medida certa.  

Senti falta de Drive, Planeta dos Macacos “A Origem” e Guerreiro (Warriors) na lista de melhor filme, cinema muito mais impactante do que O Homem que Mudou o Jogo, por exemplo. Falando nisso ainda bem que deixaram de fora o marcha lenta Tudo Pelo Poder, é aquele tipo de história que coisa, coisa e acaba que não coisa. Outro solenemente ignorado em quase todas as categorias é o TinTin, tomou foi uma lavada do Hugo Cabret, visto como seu concorrente direto. Parece que o Spielberg guardou todo o cinemão que sabe fazer para usar em Cavalo de Guerra.

Dentro da principal categoria feminina, só o ótimo “Vidas Cruzadas” chegou até agora ao meu conhecimento, não posso comentar a interpretação das demais concorrentes ao Oscar de melhor atriz, só que Meryl Streep vem badaladona por sua caracterização de Margaret Tatcher. Filme que, por sinal, não tenho nem vontade de ver. A lembrança da carrancuda Dama de Ferro dos ingleses é a mesma que teremos da Dilma daqui a trinta anos, o futuro vinga, mas com La Streep no papel principal é covardia.

Nos documentários torço pelo Pina de Win Wendes e o recomendo para as mentes mais ventiladas. É aquele tipo de filme que me faz pensar que até eu – se um dia me batesse a onda - poderia aprender a dançar. Tem uma sequência de um cara dançando na calçada e um cachorro latindo e pulando atrás dele que dá vontade de levantar e começar a saracotear também, é pura alegria. E por último, mas não menos importante, vale a torcida pelos brasileiros Carlinhos Brown e Sergio Mendes, concorrendo a melhor canção original “Real in Rio” do belo desenho animado Rio.

Segue então a lista com os principais concorrentes à estatueta do Oscar

Diretor
Michel Hazanavicius - "O artista"
Alexander Payne - "Os descendentes"
Martin Scorsese - "A invenção de Hugo Cabret"
Woody Allen - "Meia-noite em Paris"
Terrence Malick - "A árvore da vida"

Melhor filme
"Cavalo de guerra"
"O artista"
"O homem que mudou o jogo"
"Os descendentes"
"A árvore da vida"
"Meia-noite em Paris"
"História cruzadas"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tão forte e tão perto" 

Melhor ator
Demián Bichir - "A better life"
George Clooney - "Os descendentes"
Jean Dujardin - "O artista"
Gary Oldman - "O espião que sabia demais"
Brad Pitt - "O homem que mudou o jogo"

Melhor atriz
Glenn Close - "Albert Nobbs"
Viola Davis - "Histórias cruzadas"
Rooney Mara - "Os homens que não amavam as mulheres"
Meryl Streep - "A dama de ferro"
Michelle Williams -"Sete dias com Marilyn

Melhor roteiro original
"O artista"
"Missão madrinha de casamento"
"Margin Call"
"Meia-noite em Paris"
"A separação"

Um comentário:

Anônimo disse...

A mais importante não saiu???? OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO , que sempre são superiores à esta lista.