Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

NA VERDADE ERA TUDO MENTIRA

“Tem que ter um governo com um olhar social, mas não para fazer propaganda. Quanto mais eu vejo criança na rua mais vejo propaganda dizendo que estão todos na escola. Quanto mais as filas do SUS aumentam, e as pessoas morrem de madrugada, e os velhinhos não são atendidos, mais você vê as pessoas dizendo que na bosta do país está tudo bem.”


Trecho de entrevista do sertanista Sydney Possuelo à Revista Trip de Fevereiro de 2006.


Essa frase me pegou pelo pescoço, apertou, eu até parei de respirar. A verdade está por aí, flutuando e, muitas vezes, ela só vem chapar no meio de nossa cara quando alguém emputecido bota a boca no trombone. Conversava com amigos essa semana sobre a vantagem dos blogs e alguns sites em relação aos jornais e revistas, especialmente os produzidos aqui no Espírito Santo: só na Internet ainda há espaço para se abordar livremente assuntos cabeludos e dizer certas verdades que não são possíveis nos veículos de comunicação, completamente comprometidos com patrocinadores e anunciantes.


Mas não podemos embarcar tão facilmente nessa de culpar os administradores públicos por toda essa lambança, nem a mídia por querer lucrar com esses “me engana que eu gosto”, tem muitos problemas do Brasil que é de junta mesmo, sabe como é? Junta tudo e joga fora. Existem cabeças de burro enterradas que não são fáceis de se livrar, talvez se todos fossemos mais atuantes e menos críticos a coisa pudesse mudar pra melhor, mais honestos e éticos talvez... Olhei da janela de meu apartamento e vi um pedacinho da cozinha de um vizinho só no contra-piso, daí pensei: tão quebrando o apartamento todo! Depois me questionei: Será? O que eu via não era nem dez por cento daquela cozinha. Muitas vezes nos enganamos, muitas outras somos enganados. Difícil descobrir onde a verdade está...


Por falar nisso, tem gente me perguntando se o conto Perseguição é baseado em fatos reais e eu realmente esqueci de mencionar que não é. Talvez algumas personas sejam inspiradas em seres viventes e estrambóticos com quem convivo por aí, mas esse é um conto que prima por ilusões e fantasias, amalgamas de situações, exageros de coisas que quase aconteceram ou que não foram do jeito que está lá. Quando escrevo tenho a intenção de emocionar, de surpreender, afinal todos sabemos que a verdade é sempre menos compreendida, a fofoca nasce e se esbalda nessa afirmação. Além de machucar, a realidade - como a de Cleofas mesmo - pode muito bem soar pedante e chata, mesmo porque sei que ler nesses tempos velozes e curiosos é um ato de rebeldia contra o estabelecido em nossa vida moderna. Então recite comigo esse mantra que aprendi com um feiticeiro Banani:


Dinheiro, velocidade, informação.

Pessoas importantes, telefones ocupados,

dinheiro, velocidade, competição.


Verdade, conhecimento, realidade

Pessoas importantes, todo mundo é importante

Verdade, auto-conhecimento, realização


Vamos pensar no que estamos fazendo

É bom saber para onde estamos indo

Então, quando descobrir... Passa aqui e me diz!


Paz no mundo meus amigos, tamo junto!

Um comentário:

SILVANA PEDRINI disse...

Será que descobrimos ou descobriremos de fato para onde estamos indo?!

Uma observação cabe neste texto: talvez estamos indo para o caos. Como você disse não podemos colocar a culpa somente em governo, mídia ou seja lá em qual dinossauro for. Precisamos fazer nossa parte e esta talvez seja bem mais do que habitualmente temos feito.
Um dia ouvi alguém dizer: "Faltam os jovens de cara pintada nesse país".
Há muito que se fazer, questionar e mudar. Sempre digo que somos agentes de mudança e isso precisa ser de fato verdade.
E quanto ao fato de dizer: "só na Internet ainda há espaço para se abordar livremente assuntos cabeludos e dizer certas verdades que não são possíveis nos veículos de comunicação, completamente comprometidos com patrocinadores e anunciantes."
Cuidado, porque já vi blog ser fechado por estes motivos.
Parece brincadeira, mas é verdade!