Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NOVO FILME "BRUNO" É DE RIR PRA NÃO CHORAR


Borat - filme do ator Sasha Baron Cohen - foi a melhor comédia que assisti nos últimos cinco ou dez anos, só ri mais do que nessa película quando eu mesmo traduzi um musical francês de 1967 (Duas Garotas Românticas) colocando nas legendas todo o tipo de sacanagem que me ocorreu, especialmente nas canções.


Em sua novíssima produção "Bruno", tentando manter as brincadeiras infames, o comediante inglês teve que mudar de personagem senão não ia mais conseguir enganar ninguém e fazer das suas, até aí tudo bem, o problema é que ele não mudou a estrutura de um filme para o outro, ficou com cara de pratinho requentado feito com sobras do almoço de domingo.


Não sei o que os homossexuais vão pensar, mas não achei o filme ofensivo, a intenção é mostrar o preconceito e a homofobia contra os caras que resolvem pegar outros caras. Exatamente como no Borat, Bruno provoca o tempo todo e tenta divertir através das reações indignadas das pessoas, mas peca no exagero e no lugar comum. O que no Borat soava como refinamento e surpresa, uma pessoa ingênua num país estranho, em Bruno abundam (exclusive isso) delírios de uma bicha louca atrás da fama a qualquer preço.


No mais a fórmula é a mesma da produção anterior, Bruno é um apresentador de TV estrangeiro que vai para a América junto com um assistente. No meio da história eles brigam no final eles voltam. Se Borat já foi um filme daqueles ame ou odeie, Bruno vai ser muito mais, sobram piadas escatológicas - pirus de borracha voando a torto e a direito - e alusões sexuais que soam infantis ou ofensivas para muitos segmentos diferentes da sociedade. Está longe de ser um filme ruim, mas confesso que eu esperava mais.


Já a comédia “Se Beber Não Case” é humor de qualidade bem mais refinada, faria uma ressalva apenas ao título, afinal o original em inglês é The Hangover, ou A Ressaca, mas as distribuidoras adoram meter as palavras amor, namoro e casamento em qualquer filme pra ver se atrai o público feminino pro cinema. As garotas que caíram nessa esperando uma comedia romântica não devem ter ficado muito satisfeitas: A ressaca trata do universo cachaceiro e irresponsável dos meninos, mas não é pastelão não, comédia de adolescente bebum e suas aprontações bobocas, o roteirista se aproveita da nossa conhecida amnésia alcoólica para construir uma aventura sobre a - tão rara - amizade sincera.


A Ressaca me lembrou um outro filme com argumento cachaceiro e refinamento semelhante que por aqui foi batizado “Entre Umas e Outras”: dois amigos saem visitando vinícolas na Californication à título de despedida de solteiro e se metem em inúmeras situações dramáticas, mas tratadas sob o viés do humor, afinal, tem certas coisas que nos acontecem na vida que só rindo mesmo.


“Se Beber Não Case” tem seqüências impagáveis e aparições surpresa como a do lendário boxer Mike Tyson e um pequeno japonês desmunhecadamente louco. O grande lance do roteiro é pegar aquelas situações constrangedoras que a maioria de nós já passamos e constatar que no final das contas, ao invés de ficarmos envergonhados, acabamos morrendo de rir de nossa própria piração... Depois ficamos falando que nem Cazuza em sua canção Mais Uma Dose: Por quê que a gente é assim?


Pois é, fazer quê né? O médico pediu pra não contrariar... É, aliás, como dizia Chico Anízyo na época em que ainda era engraçado - e isso faz é tempo: A merda atirada não volta ao Jucu, não apita na curva: não espera ninguém! Evoé Baco!! Guentahê que eu vou tomar mais uma...

2 comentários:

railer disse...

não vi 'the hangover' ainda, mas pretendo. quanto a 'brüno', foi um filme provocante e divertido. achei também que foi uma crítica à homofobia e nos faz pensar em como nossas atitudes podem ser ruins quando baseadas em preconceitos.

Juca Magalhães disse...

Pois é, e tem ainda o preconceito aos baseados também. Huahauhhua! Brincadeiras à parte, me diverti com o Bruno, claro, mas pensei que veria algo diferente, ou seja: a culpa é dessa minha própria expectativa. Obrigado pela visita Railer.