Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PARA ANDAR PELO CAMINHO DOS BONS

Para andares pelos caminhos dos bons,

e te conservares nas veredas dos justos.


Provérbios 2:20

Todo mundo gosta de reclamar, somos velozes e furiosos na hora de “meter o pau” – também disponível na versão XXX do termo. Exercer a crítica é nossa forma de auto-afirmação. Quando dizemos que ninguém faz nada certo, pressupõe-se que faríamos melhor: ou não? Quando surge um problema a primeira coisa que pensamos é no culpado, nunca no que fizemos para que o aborrecimento viesse bater à nossa porta. Muitas vezes quando estou procurando alguma coisa dentro de casa penso logo que a empregada “escondeu”, dou pinotes, pergunto a minha mulher onde ela “enfiou” o que eu procurava. Pouco tempo depois lembro que eu mesmo tinha largado no carro.


Um tempo atrás recebi um email cheio de afirmações senso e lugar comum com relação a problemas nacionais tão antigos como o pau Brasil. Falava muito mal dos funcionários públicos. Ponderei de volta que hoje em dia o atendimento das empresas privadas estava tão ruim ou pior, vide os planos de saúde, as empresas de telefonia, os bancos – a maioria em nada difere dos públicos, nada! – e por aí vai. Ultimamente tenho percebido mudanças, grandes mudanças. Tenho mais aborrecimentos lidando com empresas privadas do que com públicas. Lembro uma vez que tive inúmeros problemas com a operadora Vivo e a moça do Procon – que me atendeu de maneira atenciosa, educada e rápida – me disse pra nem me iludir em trocar de empresa, as reclamações contra as outras eram iguais ou piores.


Não sei se eu estava abençoado hoje, mas como já disse: sou mão aberta para reclamar e pão duro na hora de agradecer. Penso que isso não deve ser mais assim. Fui abastecer o carro de manhã, parei num posto da Avenida Leitão da Silva perto do Centro de Convenções de Vitória. Lembrei que estava na hora de trocar o óleo do motor – desta vez sem conotações libidinosas – fui atendido por um rapaz esperto que disse que faria a troca em oito minutos. Como estava calor minha mulher foi tomar um sorvete e eu fiquei fiscalizando o serviço. Não demorou e estava pronto. Enquanto ela passava o cartão falei que ia calibrar os pneus, o rapaz logo se ofereceu para o fazer e como minha mulher demorava resolveu lavar os vidros.


Nas eleições passadas colei um adesivo de meu candidato no vidro de trás do carro e aquela desgreta nunca mais saiu, várias vezes pedi para o pessoal do lava-jato dar um jeitinho e ninguém deu conta da tarefa. O rapaz do posto falou comigo: “é só colocar querosene”. Falei que nem dinamite tirava aquele plástico endemoniado. Ele riu e voltou com um pano encharcado de álcool combustível, na mesma hora a porcaria grudada a mais de um ano saiu todinha. Fiquei besta e perguntei o nome dele: “É Sandro”. – e ainda comentou orgulhoso – “Tem muita gente com má vontade por aí doutor...” Agradeci muito ao Sandro e ainda disse que seu bom atendimento era coisa rara na cidade. Ô se não é. Mas as coisas estão mudando.


Do posto eu tinha uma pedreira (imaginária) pela frente, precisava resolver um problema de minha carteira de trabalho e fui orientado a procurar outro posto, o de atendimento da Justiça do Trabalho na Casa do Cidadão, ali em Maruípe. Para minha surpresa fui quase de pronto atendido por uma mulher tranqüila e simpática chamada Denise que me deu todas orientações, esclareceu minhas dúvidas e me encaminhou para um rapaz chamado Vanderlei que montou meu processo e em questão de uma hora estava resolvido o que eu temia ser uma enorme aporrinhação. Rapaz, até cafezinho eles me serviram! Agradeci muito o tratamento que me dispensaram, mas acho que com esse texto muito mais gente vai poder saber dos quantos e tantos bons brasileiros estão por aí trabalhando direito e educadamente, fazendo toda diferença, enquanto nós continuamos ávidos por criticar.


Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Juca:

Segundo os sábios,a ultima revolução do ser humano está em descobrir-se.
Quando mudamos, todo o universo muda a nossa volta.
Vivemos repetindo padrões.como ja dizia um dos nossos maravilhosos loucos: -"Como nossos pais"
A caminhada humana na face da terra,nos trouxe ao agora,levou milhões de anos......mudanças exteriores.
Mas o verdadeiro tesouro ainda esta guardado em um lugar muito escondido,não podemos mudar o mundo todo,mas podemos nos revolucionar,o tempo todo. Tal tesouro esta escondido em nós mesmos.
Busque-o incessantemente,sem medo,sem culpas,sem ego.

Que sejas sempre .......LUZ

Teu amigo Marcão Lima