Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RAPIDINHAS CULTURAIS - LIVRO DO PÓ NA UFES!


COMENDA MAURÍCIO DE OLIVEIRA

Na terça-feira passada, dia 16  de novembro, a família de Maurício de Oliveira recebeu convidados na Assembléia Legislativa para inauguração de uma mostra de fotografias do grande mestre e anunciar os agraciados com a comenda Maurício de Oliveira criada para o âmbito legislativo, já existe uma em âmbito municipal. Recebendo os convidados estavam Dona Luisa, viúva do compositor e suas filhas Eloísa e Ludmila.

Os agraciados são músicos e pessoas que batalham pela cultura aqui na terrinha das trombas d’água, são eles: o músico Abner Costa, antigo colaborador do “Pescador de Sons”; o filho do mestre, Tião Oliveira, continuador de sua obra musical; O Maestro Titular da OFES Helder Trefzger. Também de nossa filarmônica foram agraciados os músicos Antonio Paulo Filho - o conhecido fagotista/saxofonista Toninho - e nosso eterno menino prodígio, o violinista Hariton Nathanailidis. Foi homenageado postumamente o pianista Hélio Mendes com quem Maurício, entre outros músicos, formava o famoso Trio Vagalume.



A nota pitoresca ficou por conta do discurso de abertura e boas vindas, proferido pelo deputado “Da Vitória”, reeleito para mais um mandato. Vamos combinar que o tema da música clássica não deve ser familiar para a maioria dos parlamentares, mas bem que alguém podia dar uma assessoriazinha, afinal, chamar Chopin (pronuncia-se chopân) de “chopinho” acaba despertando os humores da galera boa de bico, já não muito satisfeita visto que hoje em dia não se servem mais bebidas alcoólicas em eventos oficiais. Vão-se longe os tempos do Alamdén e do Liebfraumilch... Eita ressaca!

PRIMEIRA DAMA

A nação de produtores culturais do Espírito Santo não está em polvorosa, mas bem que deveria. Afinal um dos nomes mais cotados para suceder Juca Ferreira no Ministério da Cultura em Brasília é o do compositor mineiro Wagner Tiso. Segundo o Anselmo Góis tem até abaixo assinado circulando pela Internet para sugerir a Dilma o nome do pianista. E o que nós temos com isso? Bem, segundo sites como a Wickipedia Wagner Tiso está casado desde 2007 com uma jovem pianista aqui da nobre e esquecida terrinha do mel. Tá bom. Quer saber mais? Clique no link abaixo:


NOVA VILA VELHA

O Professor Roberto Belling encaminha convite para seminário que irá discutir políticas públicas no município de Vila Velha.

 
MÁQUINAS DO MUNDO

O “fazedor de textos” Orlando Lopes convida para o minicurso “Máquinas de mundo: como um tema se propaga nos fazeres da literatura.” O assunto foi tema de tese de doutorado do autor a partir de um poema de 1951 de Carlos Drummond de Andrade. O curso tem apenas 15 vagas e vai acontecer no IC-III na UFES nos dias 23 e 30 de novembro de 18:30 às 21:30. É target para estudantes de graduação interessados em participar de atividades de pesquisa envolvendo discussões sobre Poética em perspectiva comparada e transdisciplinar. Para maiores informações escreva para o email: ldtccletrasufes@googlegroups.com

POR DENTRO DO LIVRO DO PÓ NA UFES

No dia 23 de novembro vai ter também apresentação da palestra “Por Dentro do Livro do Pó” na qual o escritor Juca Magalhães aborda os animados anos 80 do liberou geral pós-ditadura e a trajetória meio fictícia da banda Pó de Anjo. O encontro será no EDII na UFES, a partir de 18:30 até as 20 horas, na classe do  professor Ricardo Chagas do curso de biblioteconomia, mas é aberta gratuitamente a outros participantes. Além de falar sobre o Livro do Pó, o autor - inclusive aqui da Lektra - toca também algumas canções da época e vai sortear um exemplar da obra. Para maiores informações ou agendar uma palestra em sua instituição ligue: 27 9942 9087.


Nenhum comentário: