Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

REVISITANDO BRASÍLIA - PARTE 1


A visita a capital do Brasil foi um deslumbre, porém, achei os Ministérios muito sucateados. Aliás, impressão geral sobre tudo o que é estatal em Brasília. Do jeito que foi feito lá nos anos sessenta/setenta ficou. Prédios antigos e decadentes, canteiros mal cuidados, aparelhos de ar-condicionado enormes e enferrujados, divisórias caramelo daquelas que só se via antigamente, carpete em vários lugares e pessoas nordestinamente muito simpáticas, oxente, a bem da verdade.

Outra coisa recorrente em Brasília é a preocupação com a superbactéria KPC, em quase todos os lugares públicos que estivemos havia cartazes explicando que o perigo de contaminação não estava mais restrito aos hospitais e pedindo a todos que higienizassem as mãos com álcool em gel, cujos recipientes se espalhavam por todos os cantos de shoppings, hotéis, repartições públicas, etc.

Fomos então para o encontro sobre o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – Procultura, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara. Tinha uma galera de produtores culturais debatendo as mudanças na nova Lei de Incentivo à Cultura que estava sendo votada naquele momento e foi aprovada, falta só a sanção de Lula. Na mesa estavam os deputados Angelo Vanhoni, a deputada baiana Alice Portugal, o ator Odilon Wagner, o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo – Carlos Augusto Calil, entre outras figuras do cenário cultural a maioria do eixo Rio/Sampa.

Em seus discursos a autoridades falaram de “aprofundamento estético”, empregabilidade, coerência de dados sobre arte e cultura e as grandes mudanças no novo Plano Nacional da Cultura. Curiosamente o tema da sustentabilidade não surgiu em nenhum momento. Sugiro os companheiros envolvidos a se informarem melhor sobre as mudanças na Lei e também a conhecerem de imediato a Normativa No 1 de 05 de outubro último. Está chegando a hora da produção local almejar a integração de sua arte ao cenário nacional e isso não será feito sem dominar a captação dos recursos federais.

Segue o Link:

Nenhum comentário: