Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CORAL ARCELORMITTAL TUBARÃO EM DUAS APRESENTAÇÕES NA SERRA

O Projeto Canto em Todos os Cantos segue em sua temporada de dez apresentações gratuitas em 2012, desta vez contemplando a sede da cidade da Serra com duas récitas imperdíveis do Coral ArcelorMittal Tubarão. A primeira será no próximo domingo (1° de julho), às oito da noite, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Conceição – Serra sede (Centro). A segunda será no dia 03 de julho, durante o encerramento da exposição fotográfica Encantamentos do Mestre Maurício, na Casa do Congo, às 20 horas. Aprovado pela Lei de incentivo à cultura da Serra, Lei Chico Prego, a iniciativa leva canto coral às comunidades, promovendo e difundindo o repertório e a prática do gênero musical mais tradicional do ocidente.


Fundado em 1986 numa iniciativa da antiga CST, o Coral ArcelorMittal Tubarão é um dos grupos vocais de maior tradição do Espírito Santo. Em sua trajetória participou de festivais, encontros de coros e concertos com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, apresentando obras de Haydn, Rossini, Mozart e Beethoven (Nona Sinfonia) e em seus próprios apresentando obras eruditas e musica popular e folclórica brasileira. Participou também por 16 anos dos tradicionais Concertos de Natal na praia de Camburi com astros da música nacional. Já levou sua arte a vários Estados do Brasil e em suas apresentações internacionais constam passagens por países como Argentina e Peru. O coral é regido desde a fundação pelo maestro Adolfo Alves e tem como preparadora vocal Alice Nascimento.

 
O maestro e professor Adolfo Alves é figura de referência em canto coral no Espírito Santo e tem um currículo extenso. É Bacharel em Música (Canto) pela Escola de Música do Espírito Santo.  Estudou regência coral e orquestral, contraponto e harmonia em cursos de extensão universitária (UFMG) e outros de curta duração com maestros como H. J. Koelreuter, Sergio Magnani e Eph Ehly. Criou e regeu vários coros no Espírito Santo, dentre os quais se destacam o “Coral Gloria”, de Colatina-(1968), Coral da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - (1975), “Coral CST”, atual ArcelorMittal Tubarão da  - (1986) e do Coro de Tradições Italianas “Joaquim Lovatti” de Cariacica-Vitória-ES. Regeu como convidado a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e foi regente da Orquestra de Câmara da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e também foi professor de História da Música e Dicção na Faculdade de Musica do Espírito Santo – FAMES (Níveis de Graduação e Técnico). É membro da Academia Brasileira de Letras e Música, cadeira número 79.

 
PROJETO CANTO EM TODOS OS CANTOS
Apresentações nos dias primeiro e três de julho de 2012
Horário: oito da noite.
Local: 01 de julho – Igreja Matriz da Serra (Centro).
03 de julho – Casa do Congo Mestre Antônio Rosa: Serra (Centro).
ENTRADA FRANCA
Coordenação Instituto Todos os Cantos
Maiores Informações: 27 9942 9087

Nenhum comentário: