Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

AS MENTIRAS QUE CONTAMOS PARA ESTAR

Nossas fobias são coisas estranhas, como o são as alergias, características nossas para a qual vamos dando atenção à medida que nos conhecemos melhor. Conviver com nossa piração não é fácil, com as dos outros então... Em um passado que fica cada vez mais remoto e difuso trabalhei como corretor de imóveis e convivi com algumas figuras extravagantes. Tinha o óbvio mau caráter que vivia de tentar passar a perna nos outros, já o mentiroso compulsivo era até engraçado, não conseguia contar verdade nem quando isso não fazia a menor diferença, era vicio.


Talvez pela profissão, o mais bizarro que encontrei era o Marombinha, porque, apesar do entra e sai em inúmeros apartamentos, o cara tinha fobia de elevador. Você se considera uma pessoa normal? Um filho de Deus? Lembra então de agradecer todos os dias. O calor em Vitória é uma constante, diferente desse friozinho cortante e misterioso que se abateu sobre nós de ontem pra hoje, por mais incrível que pareça e seja vi algumas pessoas vestindo luvas de lã pela rua (!)


Marombinha estava sempre transpirando que nem um chafariz, se é que isso transpira, correndo pra cima e pra baixo as escadas de inúmeros prédios em que morava, trabalhava e especialmente nas dezenas de imóveis que mostrava todos os dias. O cara tinha fôlego, mas não era o caso de se invejar. Uma vez fomos mostrar uma cobertura para uma senhora distinta e - como logo descobri - muito observadora. Na porta do elevador, procurando fazer cara de pateta, ele meteu a mão nos bolsos da calça e falou:


- Podem ir na frente que eu esqueci um negócio lá no carro. – Mal o elevador começou a subir, a senhorinha me olhou com um sorriso zomebeteiro e comentou confiada:


- Ele tem medo de elevador né? – Tinha. E as desculpas esfarrapadas eram a pior parte do pavor claustrofóbico do cara, soava falso, mas era até bom vendedor, despertava alguma solidariedade todo aquele infinito corre corre pelas escadas.


Fico pensando em todas as mentiras inventadas e sancionadas pelo mundo só por medo de coisas que algumas pessoas têm. Mentiras inventadas para manipular grupos sociais e convencê-las a fazerem coisas, mentiras para impedir que pessoas sejam o que são ou deixem de desfrutar de um prazer que estão a fim. O medo fechando muros ao redor das pessoas e das coisas que elas amam. Hoje acordei com fobia desse medo, sei lá, acho bem que pode ser esse friozinho cortante que nos faz correr para buscar abrigo.

Nenhum comentário: