Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

CRÔNICA DE DOMINGO: QUEM QUER MANTER A ORDEM?

Não sei se existe mais justiça,
Nem quando é pelas próprias mãos.
População enlouquecida,
Começa então o linchamento.
Não sei se tudo vai arder
Como algum líquido inflamável,
O que mais pode acontecer
Num país pobre e miserável?
E ainda pode se encontrar
Quem acredite no futuro...

Esse é um trecho da canção Desordem, do disco Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas, da banda Titãs. Pode ser considerada antiga, foi lançada faz coisa de vinte e cinco anos. O problema é que é bastante atual, dá até medo de ser uma profecia porque nos momentos de convulsão social é pelo terror que a coisa finalmente se resolve. Na escola me ensinaram que os “selvagens” escolhiam os chefes de suas tribos pela lei do mais forte. Diziam que nas sociedades “primitivas” era alçado à liderança o guerreiro considerado mais apto a defender o grupo e assegurar sua segurança.

São vários e cada vez mais claros os indícios de que a população está de saco cheio do Estado Brasileiro que é omisso, comprometido e vem sitematicamente jogando contra. A máquina estatal é um reflexo distorcido desse tempo de egoísmo explícito, de lideranças e liderados medíocres, de especialistas que tentam resolver problemas criando outros piores. Essa semana comentavam na televisão o aumento no preço de vários serviços e o endividamento da população; a culpa nunca é de ninguém e a solução é “apertar o cinto”. Como os jornalistas sabem que é a maior parcela do povo mesmo que vai ter que “assumir a criança” ensinavam a fazer contas, controlar gastos e renegociar dívidas.

Crise é na Europa! O mundo alardeia e comemora um Brasil triunfante, enquanto isso: os supermercados deixaram de fornecer sacolas e para o cidadão comum restou pagar o pato do meio ambiente. Os malucos continuam fazendo barbaridades ao volante, mas o tiozinho que tomou um chope e fez bafômetro parou na cadeia. Somos auto-suficientes em produção de petróleo, mas a gasolina é cara e o governo acabou de aprovar um novo aumento. As ruas estão cada vez mais cobertas de estacionamentos “rotativos” e as avenidas de radares e as pontes e rodovias de mais e mais pedágios.

Existe um circo armado para gerar renda para o Estado que teoricamente deveria proteger a vida, mas não o faz. Deveriam então considerar a importância de um verniz de equilíbrio financeiro para a família brasileira e isso muito menos acontece. Num cenário destes a criminalidade acaba virando alternativa e aí todo mundo reclama: a polícia reclama que prende o bandido e a justiça solta, o judiciário reclama que não dá conta do número absurdo de processos e todos reclamam que as cadeias estão superlotadas. Então existe alguma coisa muito errada nesse circo e o pior é que agora não há mais quem consiga o desarmar, somente talvez com uma convulsão social ou uma revolução. E neste último mês ficou muito claro que aquela está mais próxima do que esta...

No dia 27 de junho passado, uma mulher (a pedagoga Mary Stela Camillato, 46 anos) deu barraco no escritório de um plano se saúde exigindo atendimento para o pai doente, disse até que estava armada; conseguiu o que queria, mas agora está sendo processada. Uma padaria foi assaltada sete vezes nesse mesmo mês em Santa Mônica - Vila Velha-ES - na última (25 de junho) os funcionários resolveram perseguir os assaltantes e um deles (o repositor de vendas Rodrigo Azevedo de Oliveira, 21 anos) foi morto a tiros por “traficantes”. Ora, passa direto na televisão especialistas em segurança dizendo que ninguém deve reagir a assalto. Tudo bem se fosse coisa rara, inusitada, mas sete vezes no mesmo mês! Depois do quinto assalto, imagina quantas vezes o rapaz já tinha ouvido a pergunta: “E você não fez nada?”

População indignada nas ruas de Vila Velha-ES. 
Errr. Frouxo se escreve com "x" minha gente...
Com o Estado preocupado em cobrar mais e retribuir menos vem o medo hoje, o pânico amanhã e finalmente o terror. Cenário ideal para a ascensão de ditadores, fascistas e psicopatas; afinal “navio que está afundando aporta em qualquer porto”. Foi o que fez a população de Planalto Serrano (no dia 26 de junho), no Espírito Santo. Com ajuda dos traficantes deram um basta na breve carreira de dois marginais que impunemente aterrorizavam o bairro fazia 15 dias. Elegeram o mais forte, e certamente mais presente, para defender sua tribo. A Polícia chegou a tempo de tentar conter a revolta e foram recebidos a pedradas, talvez os populares temessem ver seus anti-heróis irem presos.

Jardim Carapina, Serra-ES, população em pé de guerra.
No início da manhã do dia 05 de junho passado um grupo de estudantes foi protestar (de novo) contra o preço abusivo das passagens de ônibus e pararam o centro da cidade de Vitória-ES, talvez pensando: “nós podemos tudo, nós podemos mais!”. Do trânsito parado emergiu a tal “população enfurecida” e acabou com a manifestação à tapa, alguns declararam ter medo de perder o emprego por conta dum “bando de vagabundos”. Por causa da inércia do Estado, o ato de protestar não é mais percebido pelo povo como coisa importante. Todo mundo já entendeu que reclamar não resolve nada e isso tudo só potencializa aquela perigosa sensação de “cada um por si e Deus contra”... E esta vem crescendo em várias direções. Daí vale mesmo perguntar:

Quem quer manter a ordem?
Quem quer criar desordem?

2 comentários:

Daniel Piazzini disse...

Fantástico!!

Anônimo disse...

Olá Sr Juca
Agradeço. Muito bom, deram uma derrapada no portugues em V.Velha, lei froucha?, aprendi que é com x.

Abraço Odilson