Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

BIBLIOTECA ESTADUAL LANÇA LIVRO: UM PAINEL DA NOSSA HITÓRIA II




No final do ano passado (de 21 a 25 de novembro) aconteceu na Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo o II Painel da História do Espírito Santo, uma iniciativa que reuniu nomes de prestígio no Estado para falar sobre quatro temas: Desafios Contemporâneos da Sociedade Capixaba, Identidade e Expressão Cultural, Processo Histórico e Conformação de Territórios e Desenvolvimento e Sustentabilidade. Era o resgate de um primeiro seminário acontecido há uma década (2001) com o objetivo de atualizar informações sobre nossa história. Segundo a própria divulgação da Secult à época:

“O ciclo de palestras reunirá estudiosos das mais diversas áreas, capazes de promover o despertar do pesquisador capixaba para as fontes e temas da historia sob a ótica pluridisciplinar. Entre os convidados estão: Vitor Buaiz, médico e professor; Fernando Pignaton, cientista político; José Eugênio Vieira, economista; Juca Magalhães, escritor; Luiz Cláudio M. Ribeiro, historiador; e Arlindo Villaschi, economista e escritor.”

Como visto acima, participei do seminário como palestrante - falando de meu então recém-lançado livro sobre a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo - mas também como ouvinte de várias palestras empolgantes sobre a história dos capixabas, como a que fez o Nammy sobre a Revolta da Xandoca e muitos outros como os professores Gabriel Bittencourt e Luiz Claudio Ribeiro, ambos organizadores do painel e também de uma obra muito interessante para pesquisadores e público em geral, cujo (cujo?) lançamento vai acontecer na quarta-feira que vem (dia 19 de setembro).


Num lindo projeto gráfico e edição luxuosa, essa nova obra, além do conteúdo imperdível das palestras do II Painel da História do Espírito Santo, tem fotografias coloridas e acabamento de alta qualidade. A iniciativa é da Biblioteca do Estado do Espírito Santo “Levy Curcio da Rocha” - BPES, Secretaria de Estado da Cultura- SECULT e contou com patrocínio do Instituto Sincades. O lançamento vai reunir os participantes do seminário para autografar a obra que será disponibilizada gratuitamente aos presentes.

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Dia: 19 de setembro de 2012, 19 horas.
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
ENTRADA FRANCA
Informações: (27) 3137 9349

Nenhum comentário: