Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

"OS MERCENÁRIOS 2" É UMA BOMBA!



Tradução livre, mas muito mesmo, do texto de RAFER GUZMÁN publicado originalmente no site Rotten Tomatos.

 
Tudo bem, eu já entendi: “Os Mercenários 2” é um divertido retorno aos gloriosos filmes ruins de ação dos anos oitenta. Daí vale perguntar: por que esses caras não conseguem fazer um retorno aos filmes bons?   

O original de 2010, estrelado por Stallone e outros queixos quadrados da era Reagan tinha potencial para revigorar o muito abandonado gênero da ação violenta, mas Stallone, que escreveu e dirigiu, escolheu uma fácil auto-paródia – bombas, balas e bandidos explodindo que nem melancias – ao invés da verdadeira adrenalina. Sua estratégia foi sacanear o filme antes que a platéia o fizesse.

Da mesma maneira, a piada central de “Os Mercenários 2” é o quão tosco dá pra ser. Stallone retorna como o mercenário Barney Ross, junto com Jason Statham, Terry Crews, Dolph Lundgren e Randy Couture que fazem o papel de seus companheiros preguiçosamente arranjados. Jet Li sai fora cedo, substituído por Yu Nan no papel de Maggie (uma garota!), e Liam Hemsworth interpreta o novato Billy “The Kid”. Enquanto tentavam surrupiar a base de dados de uma reserva nuclear Russa – falando nos anos oitenta! – um dos mercenários é morto, dando lugar a uma nova missão: vingança!

 

Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis estão de volta em papéis mais rombudos e com mais falas auto-referentes aos sucessos do passado. O famigerado Chuck Norris, coitado, parece ter petrificado com a idade. Ele foi meme da Internet, alguém lembra? Diziam que Mister Norris só dormia de luz acesa, não porque tivesse medo do escuro é que a recíproca não era verdadeira. O único concorrente com verdadeiro espírito da coisa é Jean-Claude Van Damme, que interpreta um vilão europeu cujo (cujo?) nome – imagine só – é Vilain.

Uma vez uma naja mordeu a perna de Chuk Norris... Após cinco dias de dores lancinantes a naja morreu.
 
Tem sequências que só rindo mesmo e muito. Chuck Norris está tão sem pegada pra coisa que sua aparição de metralhadora em punho parece mais a de um tiozinho regando plantas no jardim com aquele sorrisinho besta no canto dos lábios. Já perto do final vemos Stallone dando uma corrida desembestada e tão desengonçada quanto a de um boneco Comandos em Ação ou então tinha se cagado todo com o esforço. O resto é puro lugar comum e saudosismo bocoió dessa turma de velhos durões, mas e quem não tem nada com isso? Faz que nem a gente, ora: desce o pau!

Nenhum comentário: