Páginas

domingo, 8 de março de 2009

STACATTO - No 1 - SFORZZANDO A BARRA

Amigos, essa semana está corrida então porque estou envolvido nos eventos que teremos durante toda a semana do bibliotecário -da qual estarei falando detidamente em breve - então quero só comentar algumas coisas da semana que passou e que ainda não tinha dado tempo:


O concerto de abertura da temporada 2009 arrebentou a boca do balão! Por um lado é legal ver uma parcela maior da população dando valor à Música de Concerto, por outro, é um fato que o Theatro Carlos Gomes não comporta mais - a bem da verdade nunca comportou direito - os concertos da Orquestra. Os bastidores não são adequados, o palco é pequeno e a ocupação da casa (450 lugares) há muito não atende a demanda de uma cidade com mais de um milhão de habitantes como é hoje a Grande Vitória.


Cobrei aqui - e sugiro aos amigos que façam o mesmo – que o governo do Estado leve à frente o projeto Cais das Artes, lançado em novembro do ano passado. Faz parte desse projeto a construção de um teatro para 1.300 lugares. Enquanto isso teremos que continuar amargando essa situação, mas a cultura sempre fica por último, não entendo porque, mas fica.








Recebi alguns emails e post - como do professor Milton Esteves e de meu amigo Ormízio Muniz - aborrecidos com a situação. Eu sei que não é consolo, mas só pra vocês terem uma idéia, eu mesmo entrei junto com os músicos porque tinha gravado da locução do evento e acabei até operando o som do Theatro (!)


Também me chegou um manifesto dos Professores da Faculdade de Música do Espírito Santo, reivindicando melhores condições de salário, trabalho, de tudo! Quem já foi na FAMES sabe que o prédio está deteriorado, sem falar que fica no meio de duas avenidas movimentadas e ruidosas como uma estação de trem. Tem salas de aula lá que não dá nem pra se ouvir o próprio pensamento.


A grande maioria dos professores dessa tradicional insituição não têm a situação legalizada e há 17 anos não há concursos para contratar novos profissionais. Brincadeira né? Professores aposentam, falecem, vão para outras cidades em busca de horizontes mais dignos, enfim, tem que haver respeito. Vale a pena ler o texto a que deram o nome de S.O.S. FAMES... Em breve estarei o reenviando para todos.

Nenhum comentário: