Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DOBRADINHA MUSICAL NO PROJETO CONCERTOS NA VILA

Esta foi uma semana de grandes apresentações nas quais tomaram parte três grupos dos principais projetos do Instituto Todos os Cantos. Na terça-feira passada (dia 28 de agosto) o coral formado por mais de quarenta meninos e meninas de Novo Horizonte, todos estudantes do projeto Canto na Escola, participaram de uma linda festa na Casa de Congo Mestre Antônio Rosa, Serra-ES. Oportunidade ideal para promover a interação dos jovens com as manifestações mais tradicionais de nossa cultura.

Vários grupos folclóricos marcaram presença nesta que foi a abertura oficial do calendário de eventos da Casa de Congo. O espaço proporciona uma mostra de artefatos de várias expressões artístico/folclóricas de nossa cultura: casacas, tambores, trajes típicos, antiguidades, exibição de videos e muito mais. A festa foi animada por bandas de congo, concertinas e a apresentação do coral Canto na escola que desta vez contou com a regência da professora Monalisa Toledo.



O Coral ArcelorMittal Tubarão e o grupo Algazarra Arte&Coral também se apresentaram nesta quinta feira (30 de agosto), dentro do encontro de corais promovido pelo projeto Concertos na Vila. Uma iniciativa que já emplaca mais de dez anos e uma das poucas do gênero na Grande Vitória, o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha.


A turminha do Algazarra esperando a hora de entrar em ação
 
Os dois grupos foram escolhidos para abrir o encontro, dentro deste projeto que desde o seu início acontece na Igreja do Rosário, tida como a mais antiga do país e que possuiu uma acústica bastante elogiada por maestros. Desta vez a regência dos coros Arcelor e Algazarra ficou a cargo da maestrina Alice Nascimento e ambos realizaram apresentações muito elogiadas que emocionaram aos presentes, sobretudo os jovens do grupo Algazarra que estão dando os primeiros passos neste tipo de evento.

 
Participaram desta edição do Concertos na Vila, além dos grupos já mencionados, o Coral da Ufes, Coral de Contas e Os Santos Cantores da Casa. Também houveram participações especiais como a da poetisa e atriz Jandyra Abranches que recitou poemas de sua autoria e o artista plástico Guilherme Merçon que contemplou o público com telas que versam sobre temáticas diversas. A direção geral e a produção artística do Concertos na Vila é da Cia Capixaba de Ópera e Musicais, Elaine Rowena, a direção musical do maestro Cláudio Modesto.

Um comentário:

Um brasileiro disse...

Olá. Estive aqui dando uma espiada. Muito legal.Apareça por la. Abraços.