Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RAPIDINHA CULTURAL VIDEO-DOCUMENTARISTA


PARQUE MOSCOSO: UM PARQUE CENTENÁRIO
Documentário de Pedro J. Nunes

Documentário de Pedro Nunes comemora o centenário do Parque Moscoso e será lançado no próximo dia 04 de setembro.

Inaugurado no governo de Jerônimo Monteiro, em 19 de maio de 1912, o parque surgiu onde antes havia um antigo alagado. O aterro da região teve início na última década do século XIX, no governo de Henrique Moscoso, mas foi Jerônimo Monteiro quem o concluiu e mandou construir o Parque Moscoso, um passeio público (como eram chamados) seguindo a tendência dos grandes centros. O nome do Parque foi uma homenagem de Jerônimo Monteiro ao presidente Henrique Moscoso que governou o Espírito Santo de agosto de 1888 a maio de 1889.

Projetado pelo paisagista Paulo Mota, o parque mantém muito da arquitetura original, com inevitáveis modificações impostas pelo crescimento da cidade. O muro em volta do parque, construído na década de 1970, é uma delas.

O documentário tem entrevistas de Luiz Guilherme Santos Neves, Fernando Achiamé e Linda Kogure; é um passeio de 30 minutos pelo parque e pela história do parque, num ritmo narrativo que expõe os fatos desde antes de sua fundação até os dias atuais. Será lançado em dvd pela Editora Formar, traz como bônus em belo livreto escrito por Luiz Guilherme Santos Neves e um filme com a leitura de sua crônica O menino e o parque feita pelo próprio autor, testemunho de quem conhece o parque desde menino.

Exibição e lançamento
Data: 04 de setembro de 2012
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Praia do Suá, Vitória
ENTRADA FRANCA


O cineasta Marcos Valério Guimarães convida para o lançamento do documentário PEDRAS PRETAS - ITAÚNAS DE SÃ BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO. O vídeo faz um recorte da História e das estórias, da escravidão dos africanos e do avanço dos eucaliptos, das tradições e das manifestações populares dos folguedos e brincadeiras folclóricas da Vila de Itaúnas, tendo como momento maior a Festa de São Benedito e São Sebastião, que acontece a cada Janeiro.

O Lançamento vai ser dia 31 de AGOSTO DE 2012, 21 h, no METRÓPOLIS CINECLUBE - UFES.



Nenhum comentário: