Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

JUCA MAGALHÃES APRESENTA IDHÉIA MUSICAL NA UFES

Quero convidar os amigos para minha participação no projeto Informa-Ação e Cultura, uma iniciativa nova do Curso de Biblioteconomia na UFES. Vou falar de Música de Concerto e cultura, a entrada é gratuita. Segue abaixo maiores informações:


Idhéia Musical é uma palestra que aborda em linhas gerais a trajetória da dita “Música de Concerto” ocidental, abordando os períodos da história da música, seus principais compositores desde o barroco até a música clássica no Brasil, culminando com um pouco de sua trajetória também aqui no Estado do Espírito Santo.


São apresentados trechos de ópera, oratório, das orquestras e suas diferentes formações: sinfônica, filarmônica, de câmara etc. Vemos as transições ao longo dos séculos - de instrumentos, de estética musical, de forma - fazendo uso de comparações com outras expressões artísticas como a pintura, a moda, até a arquitetura e a história em geral.


A Idhéia Musical tem aproximadamente uma hora - podendo se estender em função do interesse dos presentes - mas foi pensada para ser ágil, divertida e com muita informação visual que, aliada à musical, desperta a memória afetiva do ouvinte para aquelas melodias que todo mundo conhece sem saber de quem é, o que é ou de quando é. A intenção é fomentar a formação de platéia entre jovens, adultos, idosos e qualquer um que se interesse em obter uma breve panorâmica da música.


No final falo sobre o livro “Da Capo” que narra o período de criação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo – OFES e a temporada de concertos do grupo, dando dicas de comportamento para evitar as gafes mais comuns nos teatros e também sugerindo os melhores sites da Internet que hoje disponibilizam gratuitamente as mais cobiçadas gravações de música de todos os tempos, socializando uma informação que sempre foi cara e considerada elitista.


Idheia Musical é uma criação de Juca Magalhães. Antigo colaborador da Associação de Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, publicou em 2002 – através do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - o único livro sobre o grupo lançando luz sobre sua fundação. É também professor substituto no Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, Gerente de Comunicação do recém criado Instituto Todos os Cantos e autor do blog A Letra Elektrônica.


Resumo da Ópera:

Palestra Idhéia Musical – Uma introdução à Música de Concerto

Com o professor e escritor Juca Magalhães

Dia: 25 de março de 2010.

Horário: a partir de 19 hs.

Entrada Gratuita com sorteio do livro Da Capo.

Local: Universidade Federal do Espírito Santo – CCJE. EDII – Salão Rosa

Maiores informações: http://www.projetoinformaacaoecultura.blogspot.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Juca,
Que legal essa palestra - se eu não estivesse com a Orquestra em Marilândia, no mesmo horário, eu já estaria lá!
Sucesso e parabéns!
Helder

Anônimo disse...

Obrigado pelo convite Juca, se eu não for tocar na quinta apareço com
certeza!

Sempre tive vontade de conhecer a música clássica e acho que com esse
método eu posso entender de maneira divertida sobre.

Muito bacana! vo encaminhar pros amigos aqui!
Um abraço!

Manfredo