Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DEBATES DA CULTURA: OLHANDO PRO PRÓPRIO RABO

Segue um texto do Diretor Teatral, Ator, Jornalista, entre outras coisas, Alvarito Mendes Filho. É um desabafo enviado como comentário ao texto que fiz de minha viagem à Belo Horizonte. Pensei em me aprofundar nessa questão que ele aborda, mas achei que o texto ia ficar grande demais e guardei para outra oportunidade, melhor que esse representante legítimo de nossa cultura tomou a frente.



DESPRESTÍGIO!

É lastimoso constatar o desprestígio do artista capixaba junto a alguns dos veículos de comunicação do nosso Estado. Uma situação que vem se agravando com o passar dos anos. Eu, que já estou na lida há mais de três décadas, sei bem o que estou afirmando. E não é por falta de informação que não se noticia boa parte da produção artística e cultural local.
Eu sou jornalista e trabalhei durante quase dez anos para o caderno de cultura de um dos grandes jornais do nosso Estado. Eu (da mesma forma que vários outros artistas capixabas) tenho por hábito preparar um release sobre os espetáculos do meu grupo, juntar a este algumas fotos (ou imagens de vídeo) e levar pessoalmente às redações das rádios, dos jornais impressos e dos telejornais. E mesmo assim, não raro, essas informações não são publicadas.
Pior! Já aconteceu de estamparem a foto de ator do nosso grupo, morto dois anos antes. E para não deixar dúvida, o jornalista ainda sapecou a seguinte legenda: “a peça tal, com fulano de tal, em cartaz hoje e amanhã”. O que se espera do jornalista é que pelo menos informe corretamente. Mas esse tipo de erro volta a acontecer agora.
Eu e o meu grupo, a Cia. Caras & Bocas, estreamos, no dia 17, a peça EDIPO REI, um texto clássico, escrito há dois mil e quinhentos anos atrás por Sófocles, o maior dramaturgo da Grécia antiga.
A montagem de um texto assim é um grande desafio para qualquer grupo e, acreditávamos nós, mereceria por parte dos nossos veículos de comunicação todo esmero e atenção. Até porque a produção desse espetáculo conta com um elenco grande, de doze atores, dirigidos por Renato Saudino, que é um dos mais conceituados diretores teatrais no Espírito Santo.
E mais. Junto com a estréia desse espetáculo, nós inauguramos um novo espaço cultural, uma empreitada quase sobre humana, considerando-se as imensas dificuldades que nós, artistas locais, enfrentamos para conseguir recursos para esse tipo de iniciativa.
Mas, apesar de tudo isso, apesar de todo o empenho demonstrado pelo meu grupo, pelo diretor Renato Saudino e por mim, alguns veículos simplesmente ignoraram a estréia de ÉDIPO REI e a abertura do novo espaço cultural. Ou deram apenas um textinho de serviço, burocrático, como se tratasse de mais uma iniciativa sem a menor importância. Talvez, para esses veículos, se trate de fato de uma iniciativa assim.
Mas houve também um erro grotesco informação. Certa emissora noticiou que a peça está em cartaz em Viana. Em todo o nosso material de divulgação consta que ÉDIPO REI está em cartaz, nas sextas e sábados, 20 horas, no Espaço Cultural ALVARITO MENDES FILHO, Avenida Brasil, 215, Jardim América, próximo ao estádio da Desportiva. Ou seja, em Cariacica; não em Viana.
Às emissoras de rádio e tevê e aos jornais que noticiaram corretamente o evento, nós agradecemos e pedimos que continuem a noticiar, pois só assim o público ficará sabendo do nosso espetáculo e do novo espaço cultural.
Quando aos demais veículos, eu só tenho a reiterar o que disse lá no início desse texto. É lastimoso constatar o desprestígio do artista capixaba junto a alguns veículos de comunicação aqui do nosso Estado. Pelo menos, até que nos provem o contrário.

ALVARITO MENDES FILHO
Vila Velha, 29 de setembro de 2010

***
Outra discussão com relação à cultura que ganhou força ontem na página do Facebook de Edu Louzada foi esse gráfico com o demonstativo da gigantesca disparidade de investimentos em cultura nos quatro estados da Região Sudeste. O gráfico não diz a fonte dos invenstimentos, mas suspeito que sejam  de estados e municípios: é duro mudar essa realidade, mas conhecê-la é já um grande passo. Clique na imagem para aumentar:
 

Nenhum comentário: