No mundo real tem muita gente que vende a idéia de que não se deve abrir mão de seus sonhos e que transformá-los em realidade seria a conquista definitiva para qualquer pessoa. E se isso não for verdade? Alguém já parou para pensar que vivemos num mundo de sonhadores, onde encontrar a realidade e colocar os pés no chão pode ser o verdadeiro desafio? Talvez não fique tão claro assim, mas O Livro do Pó levanta essa questão. A história aborda as desventuras de jovens classe média de uma pequena ilha nos mares da América do Sul em plenos embalos dos anos 80, imbuídos da explosiva máxima do American Dream: “Drogas, Sexo e Roquenrou”.
Para entender a sina musical das principais personagens de que trata o Livro do Pó, o leitor é envolvido na fumaça dos tempos em que por aqui ainda não havia Internet, nem estúdios de gravação e importar instrumentos musicais simplesmente era crime de contrabando. Vivia-se o período “mutcho loco” do “liberou geral” pós fim da ditadura militar, tinha-se a impressão de que o brasileiro poderia fazer de tudo: menos dançar homem com homem e mulher com mulher.
Veio então o Rock in Rio de 1985 e o ritmo estadunidense pela primeira vez virou febre em todo o país, com vários grupos se sucedendo no comando do cenário musical. A “New Wave” (Nova Onda) se espalhou pela costa brasileira até um dia se formar no litoral de Vitória, por sorte ou por azar os tais rapazes estavam prontos para se lançar naquelas águas turbulentas e droparam a onda. O Livro do Pó conta parte dessa meteórica trajetória de um sonho até então perdido nas areias do tempo.
Durante mais de uma década Juca Magalhães – antigo vocalista da banda Pó de Anjo – relembrou histórias, garimpou recortes de jornais, inventou personagens até chegar ao formato desse “romance baseado em fatos reais” que agora é publicado com apoio da Lei Rubem Braga. A fim de tomar as liberdades poéticas necessárias, o autor trocou nome de personas reais, inventou uma família inteira de personagens “coisados”, pintou e bordou com o passado, mas no final consegue resgatar e apresentar aos contemporâneos essa antiga fábula legitimamente capixaba.
Para a festa de lançamento do Livro do Pó foi escolhido o dia 13 de julho, data emblemática, afinal trata-se do “Dia Internacional do Rock”. Alguns dos antigos membros do Pó de Anjo estão se reunindo para realizar na ocasião uma “Jam session”, reunindo no palco músicos que não tocam juntos em público faz mais de vinte anos. Existem rumores que a banda Thor também participará do evento completando o cenário com alguns dos principais personagens dos anos 80. Eu sei que sou suspeito para falar, mas a ocasião é simplesmente imperdível. Por favor, ajudem a divulgar.
RESUMO ELEKTRÔNICO
Dia: 13 de julho de 2010
Horário: 21 horas
ENTRADA FRANCA
Local: Teacher’s Pub
Endereço: Rua Rômulo Samorini, 33. Praia do Canto.
Informações e reservas: 99895654