Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

VICTORIA SKYLINE


A poética é uma energia que perpassa as pessoas até que encontre numa delas um lugar pra se fixar. As ondas movem-se, deslocam o ar, espalham água salgada e o cheiro da maresia. Na maior parte do tempo passavam coisas dentro das mentes onde antes não existia nada: imagens, lembranças pensamentos e vazio.

Estava preso em um engarrafamento, a cidade está trocando de pele, que nem uma cobra ou um adolescente depois de um dia de sol. Preso sem ter pra onde correr, nem nada o que fazer, então veio o pensamento: você não me conhece. Sim, uma afirmação assim sem maiores pretensões, sem intenção de ganhar elogios nem tapinhas nas costas.

As pessoas não te conhecem, mas julgam conhecer as pessoas, então inventam um modelinho pra você. Qual o tipo de cão você seria? Um poodle, por exemplo? Jamais! Um Bulldogue, sei lá, um vira latas então? Não, as pessoas não te conhecem, não sabem nada de você, não sabem do que você é capaz e, pra falar a verdade, devem estar pouco se lixando. Elas querem mais é dizer a que vieram. Provar suas teorias.

Eu venho de um lugar onde nada acontece.

Um lugar pode ajudar a definir uma pessoa, quando ela diz de onde veio a coisa começa a clarear, especialmente para pessoas que gostam de julgar as outras. Eu defino o lugar de onde vim não por seu nome, mas por seu status situacional. Nada acontece no lugar de onde eu vim e você não me conhece. Provavelmente, depois disso, vai continuar sem conhecer, perder o interesse. Talvez seja melhor assim.

O trânsito está parado, a cidade está trocando de pele.
A poesia está circulando pelo ar
Eu venho de um lugar onde nada acontece.
Mas você não me conhece

Eu não sou poeta, eu acho que ninguém é. Trocamos de pele que nem adolescente após um dia de sol. Pego uma caneta e anoto a frase que apareceu na minha cabeça vazia: você não me conhece. Talvez eu vá fazer uma música, é uma prática comum por aqui, pena que venho de um lugar onde nada acontece. Portanto, a nossa poesia é vã, como a filosofia e quase tudo o mais.

Nenhum comentário: