Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

ASSOCIAÇÕES LIVRE S. A.


TEMPO DISTANTE: Um amigo me fala que está de saco cheio, que fulano fuma demais e que a fumaça incomoda... Depois vira a metralhadora pro meu lado e pergunta quais são os meus vícios.


Na época era apenas o café.


Café? Eu sou viciado em mulher!


Afirmação redundante. Mulher pra mim é religião. No jogo, se alguém pergunta é porque tá na vez de jogar.


EM QUALQUER TEMPO: Detesto carros, marcas de automóveis e assentos de couro, rodas de liga leve. Prefiro o metal pesado! Aquele gosto de palha de aço enferrujada na boca, dando choque elétrico nas obturações.


TEMPO PRESENTE: Tive que ir ao dentista.


Então doutor não tem como obturar?


Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.


Você pensa que é pleonasmo? Acho que é mesmo. É como falar um “samba brasileiro” e tem tanta gente que fala. Lembrei disso porque a seleção de Maradona perdeu de seis a um e o que me deixou mais impressionado foi a felicidade do repórter da Globo - um careca que agora comenta esportes - sorrindo e fazendo piada com a desgraça dos hermanos. Que fair game o caralho!


ONTEM: o phi é um número que explica as proporcionalidades das coisas, na própria natureza e na arquitetura, por exemplo. As pirâmides, o furacão e o caramujo Nautilus. Tem muita gente - as mais chatas e insistentes - que pensam que tudo pode ser explicado com números. No alfabeto hebraico a palavra “pai” tem as letras A e B, sendo que os valores correspondentes são 1 e 2...


A música escrita pode mesmo ser explicada em números, basta contar o tempo a partir dos valores das notas e dos compassos. Mas a música tocada não... Essa tem um quê de irrealidade e improbabilidade que mais parece uma gloriosa aparição de outro mundo quando comparada à música dos sequencers e as demais bugigangas eletrônicas. E Martha Argerich toca hein? Você não sabia que ela é argentina? Pois eu não troco ela nem por duzentos e dezesseis Maradonas...


A fim de encerrar reafirmo as minhas proposições em sua ordem de importância: CAFÉ! MÚSICA!! RELIGIÃO!!!

Nenhum comentário: